VW: a eletrificação no Brasil e o novo sedã Jetta GLi

As vendas de carros eletrificados está em alta aqui no Brasil e uma fabricante que deve passar a oferecer veículos assim é a VW. Por aqui, os modelos ID.3 e ID.4 já estão sendo testados e podem surgir em breve. Sem falar que a marca já comenta sobre seus planos e sobre o mercado de carros híbridos no País. Quem também se destaca é o novo sedã Jetta GLi.

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Executivo da VW falou sobre o futuro da eletrificação no Brasil e sobre o novo Jetta GLi (Foto: Divulgação/VW)

Veja o que um executivo da VW diz sobre veículos eletrificados no Brasil e sobre o novo sedã Jetta GLi

Recentemente, a montadora alemã realizou um evento para a imprensa na cidade de Elias Fausto, localizada no interior de São Paulo. Na ocasião, estavam presentes alguns carros esportivos da empresa, como o novo Jetta GLi. Também estavam presentes dois integrantes da família de carros elétricos da marca.

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VW ID.3 e ID.4 (Foto: Divulgação/VW)

Um deles é o ID.3 (hatch). O outro é o ID.4 (SUV). Ambos os modelos já tinham aparecido em outros eventos. A marca diz que ambos continuam em testes por aqui. De acordo com a Volkswagen, esses modelos, que usam baterias de 58 kWh e 77 kWh, respectivamente, podem entregar 204 cv de potência e 310 Nm de torque.

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Com relação à aceleração, o ID.3 pode atingir os 100 km/h em 7,3 segundos. Já o ID.4 faz o mesmo trajeto em 8,5 segundos.  Aliás, a eletrificação é um assunto que já vem sendo muito discutido recentemente. Diversas montadoras já possuem planos para o futuro.

VW ID.3 (Foto: Divulgação/VW)

Em entrevista ao portal IG, o vice-presidente de vendas e marketing da VW, Roger Corassa, falou sobre os planos de eletrificação para o Brasil. Além disso, falou sobre os testes dos modelos, como o ID.4

“Sobre a eletrificação, a gente tem alguns planos de curto, médio e longo prazo. Dentro do nosso cenário de estudo para o Brasil, a gente está focado nos testes do SUV ID.4, já olhando possibilidades para o ano que vem.

Mas a gente ainda está em uma situação de entender o perfil do consumidor e o potencial desse segmento”, contou Corassa ao portal IG.

VW ID.4 (Foto: Divulgação/VW)

O ID.4, citado pelo executivo, foi apresentado oficialmente em 2020. Fabricado sobre a plataforma modular MEB, o carro mede 4.584 mm de comprimento, 1.852 mm de largura e 1.612 mm de altura. Roger Corassa também comentou que é necessário estar atento antes de entrar neste mercado de carros elétricos.

“Então, por enquanto, faz sentido para nós, mas precisamos estar muito atentos antes de entrar de cabeça. Precisa tomar muito cuidado, pois os elétricos são o nicho do nicho, bem específico, no Brasil.

O que nos ajuda nesse processo é o que a marca global já desenvolveu, para que isso possa se tornar algo sustentável no Brasil”, afirmou.

Veículos híbridos

Apesar de terem um futuro incerto, os carros híbridos também surgem como uma opção para o Brasil. Com relação a este tipo de eletrificação, Roger diz que a Volkswagen acredita bastante em veículos híbridos. Ainda mais por conta da possibilidade dos mesmos poderem utilizar etanol.

“O que a gente acredita, pelas questões que estamos estudando, é no sucesso do carro híbrido. Estamos fechando parcerias para desenvolver o híbrido que utilizará etanol. A gente crê que o elétrico é um nicho no Brasil, pela questão da infraestrutura do nosso país”, contou Corassa.

Novo VW Jetta GLi

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VW Jetta GLi (Foto: Divulgação/VW)

A VW também aproveitou o evento para mostrar mais do novo Jetta GLi. Este modelo, que foi apresentado ao mundo no ano passado, chega com mudanças importantes em seu visual. A grade, por exemplo, foi redesenhada e possui uma malha no formato de colmeia. Além de uma faixa vermelha.

Os para-choques (dianteiro e traseiro) também passaram por mudanças. A dianteira ainda traz faróis Full LED. Também se destacam as molduras das janelas (na cor preta) e o novo difusor. Por dentro, o modelo traz a central multimídia VW Play de 10,1 polegadas.

VW Jetta GLi (Foto: Divulgação/VW)

Este novo Jetta está equipado com um motor 350 TSI, que pode render 231 cv de potência e 35,7 kgfm de torque. O conjunto ainda traz uma transmissão automática de dupla embreagem (sete velocidades).

VW Jetta GLi (Foto: Divulgação/VW)

De acordo com dados da VW, o veículo pode acelerar de 0 a 100 km/h em 6,7 segundos. Além de atingir uma velocidade máxima de 249 km/h. Este carro está custando R$ 216.990. Com relação ao modelo, Roger Corassa disse que está feliz com os resultados de venda e que a primeira leva de unidades já foi toda vendida.

Com informações de IG

Pedro Giordan
Pedro GiordanJornalista graduado pela Universidade Metodista de São Paulo em 2017. Redator do Garagem360 desde 2021, onde acumula desde então experiência e pesquisas sobre o setor automotivo. Anteriormente, trabalhou em redação jornalística, assessoria de imprensa, blog sobre futebol e site especializado em esportes.
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