Volvo XC60 e XC90 ganham aumento de até 73% na autonomia

Os dois principais SUVs híbridos da Volvo ficaram mais potente e agora oferecem maior autonomia. O XC60 e o XC90 ganharam novos motores, com um incremento de 14% na potência. Com o emprego de novas tecnologias de construção de baterias, a capacidade de armazenamento de energia aumentou e o alcance dos veículos ficou até 73% maior.

As baterias dos carros passaram a ter três camadas de células, o que resultou num aumento de 62% na capacidade armazenamento, chegando a 18.8 kWh, mas ainda assim preservando o mesmo espaço físico.

A potência dos motores passou de 407 cv para 462 cv, com o torque em 709 Nm. Com mais pessoas dirigindo no modo puramente elétrico, a Volvo estima uma redução de 50% na emissão de CO2 na atmosfera.

VEJA TAMBÉM

O Volvo XC60 está disponível em quatro versões, com preços a partir de R$ 399.950. Já o XC90 vem em três versões, partindo de R$ 509.950.

XC90

Conheça os detalhes dos SUVs híbridos da Volvo

Interior luxuoso do Volvo XC90 (Foto: Divulgação/Volvo)

A nova versão do Volvo XC60 vem com o One Pedal Drive, que proporciona uma experiência de condução mais intuitiva. Com ele, o motorista usa somente o pedal do acelerador para acelerar e frear o carro. Basta pressionar para acelerar e tirar o pé para frear.

Veja abaixo as características de cada modelo

Volvo XC60

O XC60 é o modelo mais vendido da marca e tem servido de referência em design e tecnologia.

Os faróis com o estilo Martelo de Thor se destacam do lado externo. Por dentro, a sofisticação escandinava está presente nos detalhe. O moderno painel de instrumentos permite personalização.

O carro conta com o sistema de infoentretenimento Google Automotive Services, com internet integrada e aplicativos e serviços do Google incorporados. Com o Google Assistente, os motoristas podem usar a voz para passar comandos, mantendo o foco na estrada. O assistente pode controlar a temperatura, definir um destino, tocar música e podcasts, enviar mensagens, e até controlar elementos em uma casa automatizada.

As versões Inscription, R-Design e Polestar receberam a Câmera 360º, que facilita as manobras em qualquer ambiente. Ela está interligada ao Head-Up Display, que projeta a velocidade e outras informações no para-brisa do veículo.

Os materiais interiores incluem uma opção luxuosa sem couro, com o estofamento premium feito de mescla de lã e poliéster reciclado.

O XC60 traz carregador por indução para smartphones e as tecnologias Ready to Drive – que emite um alerta caso o trânsito à frente ande e o motorista ainda não tenha partido com o veículo – e Emergency Stop Assist – que irá parar o veículo caso o motorista não reaja a nenhum dos alertas emitidos pelo sistema.

Volvo XC90

Primeiro modelo híbrido da Volvo Cars no Brasil, o XC90 apresenta um interior mais sofisticado. O SUV oferece espaço para até sete ocupantes.

As versões Inscription e R-Design são equipadas com um pacote de tecnologia bem recheado, com vários itens de conforto, praticidade e segurança, incluindo o Head Up Display, o Park Assist com câmera 360° e o sistema de suspensão a ar, que adapta o carro de acordo com as opções que forem feitas nos cinco modos de condução.

Por dentro, o XC90 entrega luxo e sofisticação, com opções de acabamento em fibra de carbono ou madeira, dependendo da versão, painel de instrumentos digital de 12,3″ integrado com o painel central de LCD 9″ touch screen e sistema de entretenimento.

O sistema de áudio é da Bowers & Wilkins e conta com 19 alto-falantes com subwoofer, totalizando 1400 watts de potência. O XC90 tem a integração com Apple Carplay e Android Auto, facilitando a conexão dos dispositivos móveis para navegação ou mesmo para ouvir as músicas prediletas.

O ar-condicionado digital tem quatro zonas e o porta-luvas é climatizado – ideal para manter alimentos refrigerados durante as longas viagens.

Segurança tecnológica

Ambos os SUVs da Volvo vêm com a moderna tecnologia City Safety, que oferece uma avançada assistência à condução e reconhece pedestres, ciclistas e animais de grande porte, podendo frear e até esterçar o volante para evitar ou minimizar uma colisão.

O item trabalha em conjunto com o Pilot Assist e o controle de cruzeiro adaptativo (ACC), que conta com sensores e câmeras que monitoram as faixas das vias e um sistema que comanda a aceleração, a frenagem e também auxilia no deslocamento do veículo – por exemplo, ao contornar curvas abertas em rodovias, além de controlar a distância do carro adiante.

Outra praticidade é o alerta de tráfego cruzado (CTA) com frenagem automática, que evita colisões em saídas de vagas de estacionamento. Os carros contam também com sistema de alerta de mudança de faixa (LKA) e o sistema de alerta de ponto cego (BLIS).

Também relacionada à segurança, tanto o XC60 como o XC90 possuem a Care Key – que permite a regulagem do limite de velocidade. Dessa forma, ao usá-la no carro, a máxima velocidade estabelecida fica demarcada e o veículo opera conforme programado.

Paulo Silveira LimaJornalista com 20 anos de experiência profissional como repórter nas principais redações de jornais do Brasil, como Gazeta Mercantil, Folha SP, Estadão e Jornal do Brasil e em cargos de coordenação, edição e direção. Formado em Jornalismo pela Caśper Líbero.
Fechar
Sair da versão mobile