Volvo XC40 tem defeito irritante, segundo site especializado

O Volvo XC40 é um SUV se destaca por conta de vários motivos. No entanto, site 'deflagra" que Volvo XC40 tem defeito irritante... Entenda!

Nos últimos anos, a quantidade de carros híbridos e elétricos rodando pelas ruas cresceu bastante no Brasil. O mesmo aconteceu com a quantidade de lançamentos de carros assim. O Volvo XC40 Pure Electric, por exemplo, surgiu no ano passado. Este SUV se destaca por conta de vários motivos. No entanto, possui um ponto negativo. Veja mais!

O Volvo XC40 Pure Electric é um dos SUVs premium mais acessíveis (Foto: Divulgação/Volvo)

Volvo XC40 tem defeito que irrita? Entenda o que site especializado detectou

O carro foi lançado em terras brasileiras no segundo semestre do ano passado. Ou seja, um pouco mais de um ano e meio depois de sua apresentação oficial. Ele foi o primeiro carro 100% elétrico da marca e chegou para conviver com versão Plug-in Hybrid. No entanto, com a saída do modelo híbrido, o XC40 Pure Electric se tornou o único da linha.

Volvo XC40 Pure Electric (Foto: Divulgação/Volvo)

Mas ele não é o único carro elétrico da montadora na gama. Recentemente, a Volvo apresentou o C40. E o XC40 ele vem conseguindo um bom volume de vendas nestes primeiros meses do ano. Atualmente, o Volvo XC40 elétrico está custando a partir de R$ 399.950. Este é um dos SUVs premium mais baratos do País.

Este carro é baseado na plataforma Compact Modular Architecture (CMA). Ou seja, o XC40 divide plataforma com o C40. O carro que você vê nas fotos possui um porte bastante robusto. Ele mede 4.425 mm de comprimento, 1.863 mm de largura e 1.647 mm de altura. Visualmente, o veículo elétrico teve poucas mudanças com relação ao modelo híbrido.

Volvo XC40 Pure Electric (Foto: Divulgação/Volvo)

Volvo XC40 Pure Electric (Foto: Divulgação/Volvo)

Uma das diferenças está na dianteira. A grade dianteira foi substituída por um painel. Este carro se destaca por ser bastante sofisticado. Ele traz, por exemplo, faróis Full LED com autodirecionais (ABL) e função antiofuscante. O farol de neblina também é em LED. As linhas modernas também chamam a atenção. Ele possui teto solar panorâmico.

Outro ponto que é bastante elogiado é o acabamento interno. Os bancos são revestidos em microtech. Enquanto isso, o carpete, o volante e o painel possuem acabamento em em Cutting Edge Aluminium. Este carro ainda vem com câmera 360º, alerta de tráfego cruzado, alerta de mudança de faixa, alerta de ponto cego e entre outros equipamentos.

Central multimídia

Volvo XC40 Pure Electric (Foto: Divulgação/Volvo)

Um item que chama bastante a atenção do Volvo XC40 elétrico é a central multimídia. Ela possui uma tela de nove polegadas e está virada na vertical. Uma novidade aqui é que ela vem de fábrica com o sistema operacional Google Automotive Services. Com ele, o motorista pode acessar diversos recursos do Google (como os mapas).

Mas este item pode ser um dos pontos negativos do carro. É isso que diz o site especializado Auto Mais. O portal avaliou o modelo e a central teve algumas falhas durante o teste. Dentre eles, podemos destacar os travamentos e congelamentos ao usar o Volvo OnCall.

Volvo XC40 Pure Electric (Foto: Divulgação/Volvo)

O repórter João Brigato também constatou que para usar o sistema de atualizações online, o carro teve que ficar um tempo inativo. Ele conta que o aviso desta atualização aconteceu enquanto ele dirigia. E o que mais irritou foi a desatenção na informação. No entanto, as atualizações foram essenciais para solucionar os problemas.

Motorização

Volvo XC40 Pure Electric (Foto: Divulgação/Volvo)

O Volvo XC40 Pure Electric traz um conjunto mecânico interessante. Ele vem equipado com dois motores elétricos P8 AWD. Ele pode produzir uma potência máxima de 408 cv e um torque máximo de 660 Nm. De acordo com a fabricante sueca, o modelo pode acelerar de 0 a 100 km/h em 4,9 segundos.

Além de atingir uma velocidade máxima de 180 km/h. Aliás, o desempenho e a dirigibilidade são outros dois quesitos bastante elogiados também. O motor é alimentado pela bateria de 78 kWh. O veículo possui um alcance de 400 km (ciclo WLTP). Usando uma carregador rápido, a bateria pode carregar até 80% em 40 minutos.

Com informações de Auto Mais

Escrito por

Pedro Giordan

Jornalista graduado pela Universidade Metodista de São Paulo em 2017. Redator do Garagem360 desde 2021, onde acumula desde então experiência e pesquisas sobre o setor automotivo. Anteriormente, trabalhou em redação jornalística, assessoria de imprensa, blog sobre futebol e site especializado em esportes.

wpDiscuz
Sair da versão mobile