Volvo XC40 ou Lexus UX: qual SUV híbrido é melhor?

Os SUVs híbridos mais baratos do País são feitos por duas escolas bastante importantes do mundo automotivo. Quem é melhor? Volvo XC40 ou Lexus UX?

Em todo o mundo, o mercado de carros híbridos vem crescendo a cada dia. Uma das vantagens é que esse tipo de carro é bastante eficiente. Volvo e Lexus são duas das marcas que mais investem nesse tipo de veículo. Hoje, boa parte de suas linhas são formadas por eles. E chegou a hora de comparar dois carros que são a porta de comparar dois carros que são os mais baratos de cada montadora. De uma lado, o sueco XC40. Do outro, o japonês Lexus UX 250h. Qual SUV híbrido é melhor?

Atualmente, os dois modelos entram na lista dos carros híbridos mais baratos do Brasil. Para fazermos este comparativo, usaremos duas versões iniciais deles. O Volvo XC40 Recharge tem preços a partir de R$ 259.950. Enquanto isso, o Lexus UX 250h está custando R$ 259.990.

Volvo XC40 ou Lexus UX: qual SUV híbrido é melhor?

Estamos falando aqui de duas escolas que parecem ser diferentes, mas possuem semelhanças. A Volvo possui quase 100 anos de idade e é reconhecida por conta de seus veículos seguros e sofisticado. O XC40 é o menor SUV e o mais em conta. Já a Lexus é a marca premium da Toyota e é bastante conhecida por ter veículos eficientes e luxuosos. Do mesmo modo que o seu adversário, o UX 250h também possui irmãos maiores e é o primo do Toyota Corolla Cross. Sem falar que ambas as marcas são chegaram ao Brasil nos anos 1990.

Foto: Divulgação/Lexus Brasil

Ambos são considerados SUVs compactos, se colocarmos lado a lado dos modelos XC60 e RX 450h. Porém, na prática, eles possuem praticamente as mesmas dimensões de um SUV médio “comum”. O modelo da Volvo mede 1.863 mm de largura, 1.652 mm de altura e 4.425 de comprimento.

Enquanto isso, as dimensões do Lexus são: 4.495 mm de comprimento; 1.840 mm de largura e 1.520 mm de altura. Como vimos, o XC40 leva a vantagem em quase todos os quesitos, menos no comprimento.

Foto: Divulgação/Lexus Brasil

Foto: Divulgação/Volvo Cars

Motor

Agora, pensando nos sistemas híbridos, os dois possuem dois motores e números de desempenho bastante parecidos. O Volvo XC40 Recharge traz o motor 1.5 turbo a gasolina de 180 cv a 5.800 rpm e torque de 27 kgfm a 1.500 rpm. Já o propulsor elétrico pode gerar 82 cv e 16,3 kgfm. Isso significa que o carro produz 262 cv e 43,3 kgfm de torque. Segundo a Volvo, ele pode acelerar de 0 a 100 km/h em 7,3 segundos e atingir a velocidade máxima de 205 km/h.

Já o Lexus UX 250h usa o 2.0 DOHC 16V, VVT-iE a gasolina. Junto com o motor elétrico, ele produz uma potência combinada de 184 cv (145 cv do motor a combustão e 107 cv do elétrico) e torque de 18,8 kgfm a 5.200 giros. De acordo com a montadora, ele acelera de 0 a 100 km/h em 8,4 segundos e é capaz de atingira a velocidade máxima de 177 km/h.

Consumo/Autonomia

Um dos pontos positivos de ambos os carros é o fato deles serem bastante econômicos. Segundo dados do Inmetro, o Lexus UX 250h é quem possui os melhores números. Ele pode fazer 16,7 km/l na cidade e 14,7 km/l na estrada.

Enquanto isso, o Volvo XC40 Recharge pode rodar 24,5 km/l no ciclo urbano e 22,3 km/l em trechos de estrada. Porém, ele possui uma vantagem com relação ao carro japonês. Como ele é um veículo Plug-In, o motorista pode usar o modo totalmente elétrico e carregá-lo na tomada. Dessa forma, ele garante uma autonomia de 47 km.

Outros atributos

Geralmente, o comprador de SUVs é aquele que busca um veículo com porte imponente e bom espaço interno para levar a família. Sem falar do bom espaço no porta-malas. E os dois modelos aqui cumprem os dois papeis muito bem. Enquanto o entre-eixos do XC40 mede 2.702 mm, o do UX 250h mede 2.640 mm. O primeiro tem o maior bagageiro que o segundo (460 litros contra 234 litros).

Agora, pensando nos equipamentos de série, as duas versões de entrada já saem de fábrica com um bom pacote.

O Lexus UX 250h Dynamic 2021 já vem de série com:

  • sistema multimídia Lexus de sete polegadas;
  • bancos dianteiros com ajustes elétricos,
  • bancos dianteiros com sistema de ar-condicionado (e aquecimento),
  • câmera de ré,
  • ar-condicionado dual-zone digital,
  • computador de bordo com visor LCD em TFT de sete polegadas,
  • controle de estabilidade,
  • lanternas traseiras em LED,
  • pneus run-flat,
  • oito airbags,
  • sensores de estacionamento traseiros e dianteiros,
  • alarme,
  • sistema de mudança de faixa,
  • faróis de neblina traseiros e dianteiros,
  • luzes diurnas,
  • controle de velocidade de cruzeiro adaptativo,
  • controle touchpad da central multimídia,
  • Bluetooth,
  • entradas USB,
  • freio de estacionamento elétrico.

Foto: Divulgação/Lexus Brasil

Foto: Divulgação/Volvo Cars

Do mesmo modo, o Volvo XC40 Momentum é um carro que oferece um pacote bastante completo. Destaque para:

  • ar-condicionado DualZone,
  • bancos de couro,
  • banco do motorista com regulagem elétrica,
  • alerta de colisão frontal,
  • sistema de alerta de mudança de faixa,
  • sensor de estacionamento,
  • sistema de proteção contra lesões na coluna cervical,
  • sistema de frenagem automática,
  • cruise control,
  • assistente de partida em subidas,
  • sensor de chuva,
  • partida do motor sem chave,
  • volante revestido em couro,
  • entradas USB,
  • câmera de ré,
  • rack de teto,
  • volante revestido em couro,
  • espelhos retrovisores com escurecimento automático,
  • iluminação interna,
  • cabo de recarga da bateria Tipo 2.

Conclusão

Assim sendo, o Volvo XC40 Momentum possui algumas vantagens sobre o Lexus UX 250h. Apesar de perder no consumo, ele possui o sistema Plug-In e isso pode ser muito importante para quem usa o carro diariamente. Sem falar que ele tem um espaço interno maior e um porta-malas grande.

 

Escrito por

Pedro Giordan

Jornalista graduado pela Universidade Metodista de São Paulo em 2017. Redator do Garagem360 desde 2021, onde acumula desde então experiência e pesquisas sobre o setor automotivo. Anteriormente, trabalhou em redação jornalística, assessoria de imprensa, blog sobre futebol e site especializado em esportes.

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