Volvo XC40 2021: conheça o SUV híbrido de luxo

Com preços a partir R$ 259.950, o Volvo XC40 traz um interior bastante confortável, segurança para os ocupantes e uma motorização pura

Os carros elétricos chegaram para ficar. Eles são mais econômicos e limpos. Porém, com a alta dos preços e falta de incentivo, os “carros verdes” não conseguem atingir um alto nível de vendas. E tem muitos carros interessantes neste segmento. O Volvo XC40 é um deles. Com preços a partir R$ 259.950, ele traz um interior bastante confortável, segurança para os ocupantes e uma motorização pura

Volvo XC40 2021

Ao contrário de outras épocas, quando a linha era formada apenas por carros a combustão, a atual gama da Volvo é formada majoritariamente por modelos híbridse 100% elétricos. Além do XC40, outros dois SUVs também estão sendo vendidos pela marca sueca: o XC60 e o XC90.

Foto: Divulgação/Volvo Brasil

O menor possui três configurações diferentes: a de enrada Momentum (a partir de R$ 259.950), a intermediária Inscription (a partir de R$ 286.950) e a top de linha R-Design (a partir de R$ 291.950). Todos eles usam técnologia Plug-in. Ou seja, ele funciona com um motor a combustão e outro elétrico. O automóvel possui quatro modos de condução: ECO, Confort, Off Road e Dynamic. Todos eles são acionados pela central multimídia.

Em questão de espaço interno, ele também não decepciona. Sua distância entre-eixos é de 2.702 mm e o porta-malas é de 460 litros.

Motorização

Debaixo do capô, você encontrará um 1.5 turbo gasolina de 180 cv a 5.800 rpm e torque de 27 kgfm de 1.500 rpm. Já o propulsor elétrico pode gerar 82 cv e 16,3 kgfm. Isso significa que juntos, o carro produz 262 cv e 43,3 kgfm de torque.

Segundo a Volvo, ele pode acelerar de 0 a 100 km/h em 7,3 segundos e atingir a velocidade máxima de 205 km/h.

Andando no perímetro urbano, ele pode fazer 24,5 km/l. Já no rodoviário, 22,3 km/l. Caso precise, o condutor pode deixar apenas no modo elétrico e andar por 47 km.

Foto: Divulgação/Volvo Brasil

Para recarregar a bateria, a fabricante recomenda o uso do Wallbox e os eletropostos instalados pela cidades e estradas.

Conforto e Segurança

A Volvo foi sempre reconhecida como uma marca que pensa segurança dos ocupantes. Sem falar que seus veículos sempre trouxeram um padrão luxuoso no interior da cabine.

No caso da linha XC40, ela apresenta desde a versão Momentum vários itens que podem proteger vidas. Dentre elas, podemos destacar: o alerta de colisão frontal, sistema de alerta de mudança de faixa, sensor de estacionamento, sistema de proteção contra lesões na coluna cervical, sistema de frenagem automática, cruise control, assistente de partida em subidas, sensor de chuva e entre outros.

Foto: Divulgação/Volvo Brasil

Pensando no conforto do condutor e dos passageiros, o XC40 Momentum já vem com uma lista farta de mimos. Alguns deles: ar condicionato DualZone, bancos de couro, banco do motorista com regulagem elétrica, partida do motor sem chave e volante revestido em couro. Para quem gosta de técnologia, o carro vem com uma tela multimídia de nove polegadas, onde é possível emparelhar o seu smartphone por meio do Android Auto e do Apple CarPlay.

Já na Inscription, você encontrará o Blind Spot Information System. Com ele, será mais fácil perceber o que está acontecendo no ponto cego. Além disso, o pacote traz a câmera de ré.

Por fim, a R-Design traz todos os itens da versão anterior e adiciona algumas exclusividades, como por exemplo: assento do motorista com extensão, assentos esportivos R-Design, controle de cruzeiro adaptativo, farósi de neblina em LED, paddle-shifts, sistema digital de leitura de placas de sinalização de velocidade e teto solar panorâmico. Claro, sem esquecer de todos os kits especiais da linha.

 

 

 

 

Escrito por

Pedro Giordan

Jornalista graduado pela Universidade Metodista de São Paulo em 2017. Redator do Garagem360 desde 2021, onde acumula desde então experiência e pesquisas sobre o setor automotivo. Anteriormente, trabalhou em redação jornalística, assessoria de imprensa, blog sobre futebol e site especializado em esportes.

wpDiscuz
Sair da versão mobile