Volvo testa segurança de capacetes para ciclistas

Notícias 10 de junho de 2019 Da Redação, com assessoria 0

A Volvo Cars se uniu à POC, marca sueca de esportes, para testar a segurança de capacetes para ciclistas. A iniciativa faz parte de um novo projeto de pesquisa que visa proteger ainda mais pessoas que usam bicicletas no trânsito.

LEIA MAIS: Irmãos constroem parada para caminhoneiros na BR-376
Veja os 50 carros mais vendidos na América Latina em 2019

O projeto de pesquisa Volvo-POC consiste em vários testes de colisão, especialmente projetados nas instalações de pesquisa e segurança da marca em Gotemburgo, na Suécia. Durante os experimentos, os capacetes de bicicleta da POC são usados por bonecos de teste montados em uma plataforma, de onde são lançados em diferentes áreas do capô em um veículo Volvo estático. Tudo isso, em diferentes velocidades e ângulos, para várias medições.

Os experimentos são baseados em procedimentos existentes de testes regulatórios para proteção de pedestres. Por isso, é possível fazer uma comparação direta entre usar e não usar capacete.

Vale destacar que o projeto é bastante inovador, já que os procedimentos atuais de testes de capacetes para ciclistas são bastante rudimentares, envolvendo equipamentos jogados de diferentes alturas em superfícies planas ou inclinadas. Além disso, eles não levam em consideração acidentes entre veículos e bicicletas.

Carros testados pelo Garagem 360

Na galeria, confira alguns dos melhores carros testados pelo Garagem 360: