Volvo terá nova fábrica para carros elétricos na Eslováquia; saiba detalhes 

A Volvo Cars terá uma terceira fábrica na Europa, na Eslováquia, posicionando a empresa para atender à demanda contínua por carros elétricos e capturar potencial de crescimento futuro.

A nova fábrica, de última geração, será neutra em termos climáticos e irá produzir somente veículos 100% elétricos, apoiando a ambição da empresa em se tornar totalmente elétrica até 2030 e neutra em termos climáticos até 2040. A nova fábrica representa, ainda, uma oportunidade de continuar expandindo a capacidade de produção global da marca para corresponder às suas ambições de crescimento.

Eslováquia receberá terceira fábrica da Volvo na Europa

Fábrica em Kosice triangula com Ghent e Torslândia (Imagem: Divulgação/Volvo)

Ao escolher a Eslováquia como o local de sua nova fábrica, a Volvo Cars cria um triângulo europeu de fabricação cobrindo sua maior região de vendas – complementando a fábrica de Ghent (Bélgica) na Europa Ocidental e a fábrica de Torslanda (Suécia) no norte da Europa.

A fábrica ficará localizada perto da cidade de Kosice, na parte oriental da Eslováquia, onde se beneficiará de uma cadeia de suprimentos automotivo bem estabelecida, pois esta será a quinta fábrica de automóveis instalada naquele país.

A construção da unidade fabril em Kosice representa a primeira nova fábrica europeia para a Volvo Cars em quase 60 anos. A fábrica de Torslanda foi inaugurada em 1964, enquanto a fábrica de Ghent passou a produzir um ano depois. Juntas, essas instalações têm capacidade de produção de 600.000 carros por ano. De lá saem carros como o C40 Recharge e o XC40 Recharge, disponíveis no mercado brasileiro.

Os incentivos oferecidos pelo governo eslovaco foram um fator-chave na decisão da Volvo Cars de localizar a fábrica em Kosice. A nova instalação demandará um investimento de cerca de 1,2 bilhão de euros, e espera-se que cerca de 20% sejam financiados pelo apoio governamental.

Quanto à localização, Kosice oferece boas ligações logísticas e de transporte para o resto da Europa e acesso a uma boa base de fornecedores.

A construção do prédio está prevista para ter início em 2023, com equipamentos e linhas de produção sendo instalados a partir de 2024. A produção em série de carros Volvo 100% elétricos e de última geração está programada para começar em 2026.

A fábrica foi projetada para produzir até 250.000 carros por ano e “deve fornecer vários milhares de novos empregos na região”, segundo a montadora sueca. O local escolhido permite uma expansão da planta no futuro.

Volvo Cars pretende ser 100% elétrica até 2030 (Imagem: Divulgação/Volvo)

Paulo Silveira Lima
Paulo Silveira LimaJornalista com 20 anos de experiência profissional como repórter nas principais redações de jornais do Brasil, como Gazeta Mercantil, Folha SP, Estadão e Jornal do Brasil e em cargos de coordenação, edição e direção. Formado em Jornalismo pela Caśper Líbero.
ASSISTA AGORA
Veja mais ›
Fechar