Volvo planeja um futuro com trânsito sem acidentes

A Volvo anunciou que irá trabalhar para que a próxima geração de carros seja mais segura. Veja o que a marca pretende fazer. 

Cada vez mais, a Volvo estuda formas e trabalha em tecnologias para tornar o trânsito mais seguro. Agora, ela anunciou que irá trabalhar para que a próxima geração de carros seja a mais segura da empresa. Para isso, ela pretende focar ainda mais processadores de dados.

Volvo e o futuro do trânsito

De acordo com a montadora sueca, o uso destes dados são importantes para sua visão de longo prazo para um futuro sem acidentes. Para isso, serão desenvolvidos novos softwares e hardwares para serem usados no processamento de dados dos carros dos clientes em tempo real. Claro, os clientes poderão decidir ou não sobre o uso deles.

Foto: Divulgação/Volvo Cars

Ainda de acordo com a montadora, a velocidade que os engenheiros usariam para validar e verificar os recursos de direção autônoma seria menor com o uso destes dados reais. Além disso, a implementação do sistema poderia ser mais segura.

Leia mais: Novos carros da Volvo terão supercomputador para prevenir acidentes

Foto: Divulgação/Volvo Cars

Esse dados poderiam ser usados, por exemplo, para validar os recurso do DA para localizações geográficas rapidamente. Sem falar daquelas atualizações e os novos recursos, que deixam o sistema mais moderno.

“Com a ajuda de dados da vida real, podemos acelerar nossos processos de desenvolvimento e ir de anos para dias”, disse Ödgärd Andersson, CEO da Zenseact, braço de software de direção autônomo da Volvo Cars. “Como a coleta em tempo real gera muito mais dados, podemos criar conjuntos de dados melhores e de alta qualidade que nos permitem tomar decisões melhores e mais rápidas sobre os próximos avanços em segurança. Estamos dando um salto gigantesco para aumentar a segurança dentro e ao redor de nossos carros”.

Tech Moment – Safety AD

Para coletar todas as informações, a Volvo, em conjunto com a Zenseact, estão investindo em uma enorme fábrica de dados que conterá mais 200 PebiBytes (225 milhões) de dados nos próximos anos. Para um processamento mais rápido deles, será usado recursos de inteligência artificial (IA).

Novo SUV

Apesar de não ter divulgado a data de lançamento, o novo SUV sueco promete trazer muitos itens tecnológicos e base totalmente elétrica. Sem falar que ele esta será a oportunidade da Volvo para mostra ao público um pouco da nova abordagem.

Foto: Divulgação/Volvo Cars

Além de um motor 100% elétrico, o LiDAR, que é desenvolvido pela Luminar, estará disponível.  Sem falar do computador de direção autônomo com um chip NVIDIA Drive Orin™.

Escrito por

Pedro Giordan

Jornalista graduado pela Universidade Metodista de São Paulo em 2017. Redator do Garagem360 desde 2021, onde acumula desde então experiência e pesquisas sobre o setor automotivo. Anteriormente, trabalhou em redação jornalística, assessoria de imprensa, blog sobre futebol e site especializado em esportes.

wpDiscuz
Sair da versão mobile