Volvo mostra nova geração de compactos

Design moderno, propulsão híbrida e elétrica, direção autônoma e recursos de conectividade. Essas são algumas características dos dois carros-conceito revelados pela Volvo. Os veículos da chamada Série 40 são as apostas da montadora sueca para renovar sua linha de compactos de luxo. A produção da primeira unidade está prevista para 2017.

Os protótipos foram desenvolvidos com base na plataforma CMA (Compact Modular Architecture). A tecnologia, que é versátil e permite explorar um design mais arrojado, será usada pela Volvo tanto para essa nova linha de compactos como para os veículos que estão planejados para serem lançados nos próximos quatro anos.

“Cada novo integrante dessa família de veículos terá identidade própria. A plataforma CMA nos ajudou muito nesse sentido, pois deu liberdade de criação às equipes de design e engenharia. Os novos carros-conceito têm energia e um caráter urbano fortemente estabelecido que os destacam na multidão. Esse é o tempero dos Volvo compactos que estão por chegar”, conta Thomas Ingenlath, vice-presidente sênior de Design do Grupo Volvo Car.

Seguindo sua meta de usar propulsão elétrica em todos os veículos produzidos, a montadora anunciou que um dos novos modelos é 100% elétrico. A linha também conta com diferentes trens de força híbridos, equipados com a tecnologia Twin Engine plug-in (combinação do desempenho de um carro elétrico com a autonomia de propulsores convencionais). A expectativa da empresa é vender um milhão de veículos movidos a energia elétrica até 2025.

“O desenvolvimento de novos motores, que inclui o Twin Engine plug-in híbrido, bem como uma versão 100% elétrica, é fundamental para a plataforma CMA”, conta Håkan Samuelsson, presidente e CEO da Volvo. Ele acredita que a linha 40 tem potencial para aumentar a participação da montadora em um segmento importante que está em crescimento.

Para não perder o costume, os novos veículos da empresa sueca contarão com o pacote mais avançado em equipamentos de segurança. Além de trazer mais conforto, os sistemas de conectividade e direção autônoma prometem aprimorar a condução.

 

Escrito por

Maria Beatriz Vaccari

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