Volvo EX30 apresenta problemas de software e unidades são devolvidas à fábrica
Volvo EX30 apresenta problemas de software e unidades são devolvidas à fábrica. Saiba mais sobre os problemas do carro.
O Volvo Ex30, SUV elétrico compacto da marca sueca, prometia ser uma opção atraente no mercado, combinando estilo e desempenho e um preço relativamente acessível para um carro premium.
No entanto, o lançamento tem sido marcado por uma série de problemas de software que estão manchando a reputação do modelo e levando alguns compradores a desistirem do carro.
Quais os problemas do Volvo EX30?
Os proprietários compartilham histórias online sobre os defeitos apresentados pelo recém lançado Volvo Ex30. O principal está relacionado à peça central do EX30, que controla diversas funções do veículo.
A tela simplesmente apaga, trava ou exibe informações incorretas (como hora e autonomia). Além disso, os perfis dos usuários retornam às configurações iniciais ou há falhas nos auxílios ao motorista.
Ainda há relatos de falhas no carregamento, com o carro não reconhecendo o carregador ou interrompendo o carregamento sem motivo, e os sistemas de freio de emergência que ativam aleatoriamente.
Por fim, mas não menos importante, os botões do volante frequentemente não funcionam.
Algumas das falhas apresentadas foram tão graves que alguns os proprietários decidiram devolver seus à Volvo e exigir o reembolso integral, segundo apurou o portal britânico Autocar.
Em resposta, um porta-voz da Volvo fez uma declaração: “Reconhecemos que isso não é o que eles esperam de seu carro Volvo e estamos trabalhando para remediar isso o mais rápido possível com o mínimo de inconveniência para nossos clientes”.
“Em um número muito pequeno de casos no Reino Unido, os clientes escolheram exercer seus direitos de consumidor para devolver seus carros. A Volvo Cars se esforça e continua a dar suporte a seus clientes durante toda a jornada de propriedade e, no geral, continuamos encorajados pelo feedback positivo que estamos recebendo dos proprietários.”
Leia também:
Teste – Conhecemos o Volvo EX30 sensação elétrica de 338 km de autonomia
Ocorre que grande parte das funções do carro, como faróis, espelhos retrovisores e o controle climático são ativadas pelo sistema de infoentretenimento de sua tela sensível ao toque central.
Demanda não diminui
Apesar dos problemas, a Volvo não vai retirar o EX30 de linha, mas prometeu resolver tudo antes da chegada da versão 2025 prevista para 8 de julho.
“O EX30 continua a ser vendido no Reino Unido e, com mais de 4.500 unidades já entregues aos clientes este ano, ele está se mostrando popular, apoiado por uma forte carteira de pedidos”, disse o porta-voz.
A marca recomenda que os proprietários se dirijam a uma das concessionárias para o recall e que os novos compradores optem por pré-selecionar uma versão MY2025 enquanto o configurador é atualizado.
Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.