Volvo defende padronização de abastecimento para carros elétricos
Montadora sueca afirma que a unificação de recarregadores ajuda na popularização do nicho
A Volvo Cars uniu esforços com o consórcio de empresas Charging Interface Initianitive para estabelecer um Sistema Combinado de Recarga (CCS) padronizado. O objetivo é fazer com que todos os veículos elétricos usem o mesmo tipo de equipamento na hora de abastecer.
Peter Mertens, vice-presidente de pesquisa e desenvolvimento da montadora, acredita que o mundo está acompanhando uma transição para carros 100% elétricos. “Mas, embora estejamos prontos do ponto de vista tecnológico, ainda falta aprimorar a infraestrutura de recarga. A única forma de eliminar a ansiedade de rodar com baixa autonomia em um elétrico é ter um sistema global de recarga padronizado”, ressalta.
O Sistema Combinado de Recarga funciona para os tipos de carga regular e rápida. Ele combina a recarga de fase simples com a trifásica, usando uma corrente alternada em um máximo de 43 kW. Enquanto isso, a recarga em corrente contínua usa uma carga máxima de 200 kW, e pode se ampliada no futuro para 350 kW.
Por enquanto, a Charging Interface Initiative está definindo os requerimentos para padronização e certificação que deverão ser adotados pelos fabricantes que aderirem ao projeto.