Volvo anuncia parceria com a Nvidia para desenvolver carros autônomos

A Volvo Cars divulgou nesta segunda-feira (12) uma parceria para o desenvolvimento de carros autônomos. A empresa escolhida foi a Nvidia...

A Volvo Cars divulgou nesta segunda-feira (12) uma parceria para o desenvolvimento de carros autônomos. A empresa escolhida foi a Nvidia, que é uma das principais empresas de computação da atualidade.

Carros autônomos: Volvo e Nvidia

O objetivo dessa parceria é utilizar a plataforma de inteligência artificial da Nvidia, que é a Drive Orin. Como carros autônomos precisam de uma capacidade de processamento muito alta, é preciso utilizar alguma plataforma que dê conta dessa demanda. No caso da Drive Orin, ela é capaz de realizar 254 trilhões de operações por segundo.

E a Volvo será a primeira fabricante de automóveis com presença global a utilizar esse sistema da Nvidia. Ele será utilizado nos modelos de nova geração da companhia sueca, que utilizarão a plataforma modular SPA2. De acordo com a montadora, o primeiro carro a utilizar os recursos será a próxima geração do SUV grande XC90.

“Acreditamos na parceria com as principais empresas de tecnologia do mundo para construir os melhores Volvos possíveis”, afirma Henrik Green, vice-presidente sênior de tecnologia da Volvo Cars. “Com a ajuda da tecnologia Nvidia Drive Orin, podemos levar a segurança para o próximo nível em nossa próxima geração de carros.”

Uso do Nvidia Drive Orin

Segundo a Volvo, a ideia é adicionar o sistema desenvolvido pela Nvidia em seu computador de direção autônoma. Ele vai funcionar junto com o software criado pela própria fabricante sueca, e também como um sistema de backup para direção e frenagem dos veículos.

Toda essa capacidade de processamento da plataforma Drive Orin faz com que seja viável a utilização dos conjuntos de sensores avançados. Eles são necessários para o funcionamento da tecnologia de condução autônoma. Uma delas é a LiDAR, feita por outra parceira da Volvo, a Luminar.

A Volvo diz que a arquitetura SPA2 já está preparada para receber todo esse hardware de condução autônoma desde o início de sua produção. Dessa forma, o recurso de direção Highway Pilot, que funciona sem supervisão, será ativado de modo automático quando notar que é seguro entrar em funcionamento. Porém, isso só será feito em localizações e condições geográficas específicas.

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Entrar no canal do Whatsapp Entrar no canal do Whatsapp
Leo Alves
Escrito por

Leo Alves

Jornalista formado na Universidade Metodista de São Paulo e participante do curso livre de Jornalismo Automotivo da Faculdade Cásper Líbero, sou apaixonado por carros desde que me conheço por gente. Já escrevi sobre tecnologia, turismo e futebol, mas o meu coração é impulsionado por motores e quatro rodas (embora goste muito de aviação também). Já estive na mesma sala que Lewis Hamilton, conversei com Rubens Barrichello e entrevistei Christian Fittipaldi.

ASSISTA AGORA