Volta do imposto de carros elétricos faz GWM repensar planos

O retorno do imposto de carros elétricos no Brasil fez com que a GWM mudasse seus planos. Veja!

O retorno do imposto de carros elétricos no Brasil já causou efeitos imediatos, e em uma das principais montadoras do segmento, a GWM. Confira a mudança de planos da fabricante. 

Volta do imposto de carros elétricos faz GWM repensar planos

 

Haval H6 (Foto: Divulgação)

 

Imposto de carros elétricos altera planos da GWM

A GWM foi uma das fabricantes de veículos eletrificados de maior sucesso em 2023. Porém, para o próximo ano, a montadora precisará alterar seus planos no Brasil, com o retorno de imposto de carros elétricos.  

Com a volta da taxação a partir de janeiro, a Great Wall Motors mudará seu planejamento a respeito da nacionalização de seus veículos. 

Ou seja, a montadora chinesa, ao que tudo indica, antecipará a produção local de modelos como por exemplo, o Haval H6. 

A nova estratégia visa aumentar o volume de emplacamentos para um modelo que já apresenta ótimos frutos no mercado, sob um custo menor e lucro inversamente proporcional. 

Volta do imposto de carros elétricos faz GWM repensar planos

 

Haval H6 (Foto: Divulgação)

 

Nacionalização de modelos populares

É praticamente descartada a estreia da picape híbrida flex Poer de modo importado, já que o foco da GWM deve ser justamente ‘’se livrar’’ dos novos impostos. 

Ao invés disso, a montadora asiática preferirá voltar seus esforços para a nacionalização de modelos já bem aceitos como o Haval H6. 

Outra possibilidade seria o início da produção local de um SUV menor, chamado previamente de H4, mas isso ainda precisa se confirmar. 

Volta do imposto de carros elétricos faz GWM repensar planos

 

Haval H6 (Foto: Divulgação)

 

Picape nacional adiada?

Com os novos fatos envolvendo o segmento de veículos elétricos, tudo leva a crer que a picape híbrida flex Poer não será mais o primeiro modelo da GWM com produção nacional. 

Dessa forma, as possibilidades mais ventiladas são a produção local inicial do Haval H6, além de outro SUV para disputar com o Jeep Compass. 

Com isso, a fabricação da Poer por aqui deve ficar para um outro momento, talvez nem mesmo em 2024. 

Volta do imposto de carros elétricos faz GWM repensar planos

 

Possível design da picape Poer (Foto: Reprodução)

 

Fábrica de Iracemápolis

O ‘’palco’’ para a nova empreitada da GWM em cenário nacional será a fábrica de Iracemapólis, em São Paulo. A unidade fabril foi adquirida neste ano da Mercedes-Benz. 

Mesmo com a mudança de estratégia, o complexo ainda terá papel crucial no novo momento da fabricante chinesa no Brasil, já que o processo de produção local deve ser acelerado. 

Volta do imposto sobre veículos elétricos

Em novembro foi definido que a partir de 2024, veículos elétricos, híbridos e plug-in importados terão que pagar imposto de importação novamente. 

De forma gradativa, as alíquotas serão reestabelecidas até atingirem o percentual de 35% do valor de importação em julho de 2026. 

Cronograma de recomposição das alíquotas

  • 10% em janeiro de 2024

  • 18% em junho de 2024

  • 25% em julho de 2025

  • 35% em julho de 2026 

Veículos híbridos regenerativos

  • 12% em janeiro de 2024

  • 20% em julho de 2024

  • 28% em julho de 2025

  • 35% em julho de 2026

Por fim, os automóveis elétricos para transporte de cargas terão taxação inicial de 20% em janeiro de 2024 e chegarão a 35% até julho do mesmo ano.

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Gervásio Henrique
Escrito por

Gervásio Henrique

Jornalista com maior experiência profissional no setor automotivo. Atualmente redator do Grupo Gridmidia com foco no portal Garagem360. Temas como: mobilidade, serviços e setor de caminhões estão entre as preferências.

ASSISTA AGORA