Em julho de 1981, as concessionárias Volkswagen no Brasil começavam a receber as primeiras unidades do Voyage. Inicialmente, o modelo era oferecido apenas com carroceria de duas portas e nas versões S e LS, com opção de motores movidos a álcool ou a gasolina – ambos 1.5 e refrigerados a água. O sedã, derivado do Gol, já acumula mais de 1 milhão de unidades vendidas. A seguir, relembre um pouco de sua história no País:
Em 1981, a Volkswagen lançou o sedã Voyage, com duas portas, motor 1.5 refrigerado a água (o mesmo usado no Passat) a álcool ou gasolina, nas versões S (Super) e LS (Luxo Super)|Foto: Divulgaçãon
No ano seguinte, a Volkswagen começou a produção do Voyage na Argentina – onde foi inicialmente comercializado com o nome Gacel – e a exportação para países da América do Sul com os nomes Senda e Amazon|Foto: Divulgação
A primeira série especial do veículo, batizada de Plus, foi apresentada em 1983; ela contava com motor 1.6|Foto: Reprodução
Em 1984 aconteceu o lançamento da versão com quatro portas; também foi apresentada a série especial Los Angeles, em homenagem aos Jogos Olímpicos realizados nos Estados Unidos; neste mesmo ano o Voyage passou a ser oferecido com câmbio de cinco marchas como opcional|Foto: Reprodução/Garagem150
No ano de 1985, o VW Voyage passou a utilizar os motores AP (alta performance) 1.6 e 1.8| Foto: Divulgação
A linha cresceu em 1986, com a chegada da série especial GLS Super com motor 1.8|Foto: Divulgação
A exportação do Voyage para os Estados Unidos começou em 1987 (Projeto 99), juntamente com a Parati; para atender às exigências do mercado americano, as versões CL (Comfort Luxo), GL (Gran Luxo) e GLS (Gran Luxo Super) passaram por quase duas mil modificações |Foto: Divulgação
Em 1990, a Volkswagen comerou a produção de 600 mil unidades do Voyage no Brasil| Foto: Divulgação
No ano seguinte, o modelo passou a contar com nova dianteira e atingiu a marca de 700 mil unidades produzidas, sendo mais de 400 mil destinadas ao mercado interno e o restante para o externo, principalmente Estados Unidos e Argentina |Foto: Reprodução/FavCars
Em 1993, a montadora apresentou a série especial Voyage Sport, com motorização 1.8|Foto: Divulgação
Entre 1994 e 1995, o veículo passou a contar com novas cores e revestimentos; também recebeu novos rádio e toca-fitas como itens opcionais| Foto: Divulgação
A produção do Voyage foi encerrada em 1996, após 465.176 unidades fabricadas, dando lugar ao Polo Classic| Foto: Reprodução/Marcello Muniz
Após 12 anos de ausência, o VW Voyage volta para o mercado automotivo em 2008; desenvolvido juntamente com o Gol, chega com motor transversal 1.0 ou 1.6 e linhas completamente novas|Foto: Divulgação
Em 2009, a montadora apresentou a versão I-Motion, com câmbio automatizado ASG e motor 1.6| Foto: Divulgação
Em 2010, o modelo passou a contar com novos equipamentos de série como temporizador do limpador do para-brisa, módulo Alto-falantes e módulo Preparação, nas versões 1.0 e 1.6|Foto: Divulgação
O VW Voyage chegou a 1 milhão de unidades produzidas no Brasil em 2012; o veículo trouxe a nova geração de motores 1.0, da família EA111|Foto: Divulgação
Em 2014, a montadora passou a utilizar nomenclatura global para diferenciar suas respectivas versões: Trendline, Comfortline e Highline; com a linha 2015, a Volkswagen lança o Voyage Evidence, posicionado acima da versão Highline|Foto: Divulgação
Por fim, em 2016, o Voyage recebeu evolução de design, interior completamente novo e a tecnologia Volkswagen App-Connect (sistema de infotainment); também estreou o propulsor 1.0 de três cilindros Total Flex (82 cv)|Foto: Divulgação