Volkswagen vende up! em sete versões, mas com apenas uma motorização
Linha 2016 do compacto tem motor 1.0 e atinge no máximo 82 cv de potência
A nova linha do up! chegou às concessionárias brasileiras com uma gama de opções que tenta agradar todos os públicos, desde os que querem economizar com uma versão mais básica, até os que preferem um carro mais completo com diversos adereços, visuais e mecânicos. Ele será oferecido com carroceria de duas ou quatro portas e terá preços a partir de R$ 30.560, de acordo com o site da montadora.
Independentemente da versão escolhida, o consumidor terá que se contentar com o motor 1.0 MPI de 3 cilindros Total Flex. O que não é ruim, visto que o propulsor foi eleito o “Motor do Ano 2014”, em premiação organizada pela revista Autoesporte, da Editora Globo. Ele entrega 75 cv de potência com gasolina e 82 cv com etanol, ambas a 6.250 rpm e torque de 9,7 kgfm e 10,4 kgfm respectivamente.
A novidade da versão de entrada, chamada de take up!, é que ela agora passa a contar com chave tipo canivete (sem controle remoto). Ademais, a configuração segue com equipamentos de destaque como limpador, lavador e desembaçador de vigia traseiro e banco do motorista com regulagem de altura. A desvantagem é que a take up! é a única que não oferece câmbio automatizado I-Motion, diferencial que vem de série a partir da versão seguinte.
A move-up tem o sistema “s.a.v.e”, de ajuste variável do porta-malas (285 livros), rodas de 14’’, espelhos retrovisores e maçanetas na cor do veículo, além de antena no teto e faróis com máscara escurecida. O grande destaque fica por conta do computador de bordo com 10 funções instalado no carro, chamado de “infotrip”.
Fechando a gama das versões mais “humildes” está a high up!. Ela já vem com os itens das configurações acima e ainda é equipada com rodas de liga leve com aro 15’’, bancos revestidos em tecido com faixa em couro sintético, volante com detalhes em preto brilhante e cinco opções de cores para o acabamento do painel. A chave canivete vem com controle de sistema de alarme.
Outros diferenciais são trava elétrica das portas e vidros dianteiros elétricos, direção com assistência eletromecânica “easy drive” e regulagem de altura, trava elétrica das portas e vidros dianteiros e sensor de estacionamento park plot.
Sofisticação
Quem deseja um carro com maior quantidade de itens, pode optar por uma das três versões mais sofisticadas, a black up!, a red up! e a white up!. As três contam com ar-condicionado com filtro de poeira e pólen e trazem sistema de som com quatro alto falantes, rádio, CD-Player, entradas para MP3 e cabo auxiliar, além da conexão Bluetooth.
Mais detalhados, os modelos oferecem acabamento em couro sintético para as alavancas de transmissão, do freio de estacionamento e para o volante. Os bancos são revestidos em tecido estilizado, com faixa em couro sintético e costura especial. Do lado externo há frisos laterais e aro dos faróis de neblina em “chrome effect”, soleira das portas dianteiras com aplique em alumínio e parte central pintada conforme o nome da versão (preto, vermelho ou branco).
Por fim, mas não menos importante, a versão cross up! traz ao compacto elementos de outros “Cross” da marca, como o Fox, a Saveiro e o Space. A lista de equipamentos é baseada na versão high up!, mas com os adicionais de ar quente e rodas de liga leve de 15’’. Ele também possui direção assistida e ar-condicionado econômico.
LEIA MAIS: Gol e Voyage chegam às concessionárias com mais itens de série
Rodrigo Loureiro é repórter do site Garagem 360 e da Agência Entre Aspas. Em 2014 atuou na redação do portal UOL Esporte e também já escreveu para as editorias de tecnologia e turismo de outros portais e publicações.