Volkswagen utiliza energia 100% renovável para produzir carros no Brasil

Quatro fábricas da Volkswagen do Brasil utilizam energia renovável por completo para a produção de carros; saiba quais modelos

Seguindo a tendência mundial de descarbonização e uso de energias limpas, a Volkswagen, que já anunciou que terá 100% de seus carros esportivos eletrificados até 2030, segue com medidas para reduzir emissões também na produção. Quatro fábricas da Volkswagen do Brasil utilizam energia totalmente renovável para produzir veículos.

Fábricas da Volkswagen do Brasil utilizam energia renovável

As fábricas de Taubaté (SP), São José dos Pinhais (PR) e Anchieta, em São Bernardo do Campo (SP), além do Centro de Peças e Acessórios (PAC) em Vinhedo (SP), possuem o certificado International REC Standard (I-REC) pelo uso de energia elétrica proveniente de fontes renováveis.

O Certificado Internacional de Energia Renovável serve para verificar se a energia elétrica consumida é proveniente de uma fonte de energia renovável, assinalando o compromisso do consumidor em reduzir o impacto ambiental. Além de atestar que a energia é renovável, o certificado simboliza o engajamento com a diminuição de gases negativos e o impacto gerado pelo consumo de energia.

T-Cross na linha de produção

T-Cross é produzido na Fábrica de São José dos Pinhais, com energia 100% renovável. (Foto: Divulgação/VW)

“A conquista da certificação I-REC para todas as nossas unidades do Brasil é um avanço significativo. Atingimos um nível de excelência mundial na gestão de nossos contratos de energia elétrica e garantimos a sustentabilidade ambiental e financeira, totalmente alinhado com a nossa estratégia de neutralização de carbono em nossas fábricas”, afirma o vice-presidente de Operações da Volkswagen do Brasil e Região América do Sul, Miguel Sanches.

No total, são cerca de 1,4 milhão de m² de área construída na soma das fábricas da VW movidas 100% com energia limpa. A fábrica de Anchieta, fundada em 1959, é responsável atualmente pela produção dos modelos Polo, Nivus e Saveiro. 

Fundada em 1976, a fábrica de Taubaté produz até o fim desde ano o Gol – que ganhou a série Last Edition – e o Voyage. Com o fim da produção de ambos até dezembro, a partir de 2023 o inédito Polo Track 2024 sairá da unidade do interior paulista.

Já o T-Cross é produzido em São José dos Pinhais, a unidade mais recente da VW, fundada em 1999 – e que voltou a ser compartilhada com a Audi, para a produção da linha Q3.

 

Fábricas da VW no Brasil

Com exceção da fábrica de motores de São Carlos, todas as instalações da VW são movidas com energia limpa (Foto: Divulgação/VW)

Além disso, todas as unidades da VW do Brasil contam com a certificação ISO 50.001, um reconhecimento internacional de que a empresa é energeticamente responsável, estabelecendo sistemas e processos necessários para melhorar a eficiência do uso e consumo.

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Arthur Quaresma
Escrito por

Arthur Quaresma

Formando em Jornalismo pela UFRRJ, atuo como redator desde 2019. Apaixonado por contar histórias e entender histórias, desde meu começo até agora, venho trabalhando com algumas paixões do brasileiro — desde esportes até o mundo automobilístico.

ASSISTA AGORA