Volkswagen Up elétrico é lançado na América do Sul

O Volkswagen Up elétrico chegou na América do Sul. Nesta terça-feira (13), a marca alemã anunciou o lançamento do modelo.

O Volkswagen Up elétrico chegou na América do Sul. Nesta terça-feira (13), a marca alemã anunciou a chegada do modelo no continente.

Porém, não será dessa vez que o subcompacto voltará ao mercado brasileiro, já que a versão movida a eletricidade será vendida no Uruguai.

VW Up elétrico

Versão elétrica chega na América do Sul |Foto: Divulgação/VW

Volkswagen Up elétrico

Chamado de e-up!, o modelo elétrico do hatch é o primeiro movido apenas a eletricidade da Volkswagen na região. Segundo a empresa, o Uruguai foi escolhido para receber o modelo por conta de sua infraestrutura de e-mobilidade, que é a melhor da América Latina.

“O VW e-up! é o segundo modelo dentro de nossa estratégia de eletrificação na América Latina, iniciada, em 2019, com o híbrido plug-in VW Golf GTE, e destaca-se por ser o primeiro carro da marca VW totalmente elétrico a ser apresentado na região com potencial para ser comercializado no Uruguai nos próximos meses. Mas vale destacar que não é somente este caminho que estamos seguindo, nossa maior estratégia é a descarbonização. O elétrico com certeza é o futuro, mas estamos também trabalhando no desenvolvimento de tecnologias a partir do uso de biocombustíveis e híbridos”, destaca Pablo Di Si, presidente e CEO da Volkswagen América Latina.

Leia também: Stellantis vai aumentar investimentos em carros elétricos

Com isso, a montadora alemã reafirma seu compromisso de eletrificação na região. A América Latina faz parte da estratégia global da marca de zerar as emissões de carbono até 2050.

VW Up elétrico

Versão elétrica chega na América do Sul |Foto: Divulgação/VW

Detalhes do e-up!

Equipado com uma bateria de íon de lítio de 32,3 kWh, o e-up! tem autonomia de 260 km, aproximadamente. O consumo pode ser de 12,7 kWh/100 km.

Em termos de desempenho, a potência do Up elétrico é próxima do modelo 1.0 aspirado que era vendido até 2020 no Brasil. O propulsor elétrico rende 83 cv (61 kW) de potência máxima e tem torque de 21,6 kgfm (212 Nm), que é disponibilizado assim que o pedal de acelerador é acionado.

Com esses números, ele faz de 0 a 100 km/h em 11,9 segundos e tem velocidade máxima de 130 km/h.

De acordo com os dados divulgados pela Volkswagen, o e-up! consegue carregar 80% de sua capacidade em 1 hora, contando que seja em um sistema de recarga rápida (40 kW).

VW Up elétrico

Versão elétrica chega na América do Sul |Foto: Divulgação/VW

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Entrar no canal do Whatsapp Entrar no canal do Whatsapp
Leo Alves
Escrito por

Leo Alves

Jornalista formado na Universidade Metodista de São Paulo e participante do curso livre de Jornalismo Automotivo da Faculdade Cásper Líbero, sou apaixonado por carros desde que me conheço por gente. Já escrevi sobre tecnologia, turismo e futebol, mas o meu coração é impulsionado por motores e quatro rodas (embora goste muito de aviação também). Já estive na mesma sala que Lewis Hamilton, conversei com Rubens Barrichello e entrevistei Christian Fittipaldi.

ASSISTA AGORA