VW up! chega com novo motor
Compacto da marca alemã agora pode ser equipado com o propulsor 1.0 TSI Total Flex
O Volkswagen up! recebeu mudanças e está mais potente. O compacto alemão agora pode ser adquirido no Brasil com propulsor 1.0 TSI Total Flex. Além da novidade debaixo do capô, o carro sai de fábrica com novos sistemas de freio e suspensão e mais itens de série.
Com exceção da configuração de entrada, a take up!, o propulsor com injeção direta e turbocompressor, fabricado em São Carlos, no interior de São Paulo, está disponível exclusivamente para a carroceria de quatro portas nas versões move up!, high up!, cross up!, black up!, white up!, red up!, e a recém lançada speed up!.
Sua potência máxima é de 101 cv a 5.000 rpm, quando abastecido com gasolina, e de 105 cv à mesma rotação, com etanol. O torque máximo é de 16,8 kgfm com gasolina ou etanol, disponíveis a partir de 1.500 rpm.
O up! TSI acelera de 0 a 100 km/h em 9,1 segundos e atinge a velocidade máxima de 184 km/h (etanol). Com gasolina, o veículo sai da imobilidade e chega aos 100 km/h em 9,3 segundos e alcança a velocidade máxima de 182 km/h. Quanto ao consumo de combustível, o compacto faz 13,8 km/l na cidade e 16,1 km/l na estrada (gasolina). Se abastecido com etanol, ele torna-se capaz de percorrer até 9,6 e 11,1 km/l nos respectivos percursos.
Outra novidade do modelo da Volkswagen é que ele precisou ser esticado para comportar o novo motor. De acordo com a montadora, o up! cresceu 40 mm e agora tem 3,64 metros de comprimento. O acréscimo ocorreu no balanço dianteiro (distância entre o centro da roda e a extremidade do veículo). Já a largura permanece com 1,64 metro.
Além disso, para o up! TSI foram adotados molas e amortecedores com nova calibração, mais esportiva. Os amortecedores possuem batente adicional de tração, que, segundo a montadora, controlam adequadamente o movimento vertical das rodas sob ondulações e condições críticas de rodagem.
No eixo dianteiro, ele é equipado com suspensão do tipo McPherson, com sub-chassi de conceito crossmember e braços de controle transversais construídos com aços de composição especial. O eixo traseiro tem conceito interdependente, com perfil de torção tipo “ômega” e suportes de mola ligados ao perfil.
Já os freios são a disco nas rodas dianteiras com 256 mm de diâmetro, e a tambor, com 200 mm de diâmetro, na traseira.
Nova versão
A nova versão speed up! chega para marcar o lançamento do motor TSI. Top de linha, ela se diferencia das demais configurações por possuir visual mais esportivo com decoração exclusiva e que remete aos modelos mais consagrados da marca como o Gol e o Golf GTI.
O veículo conta com exclusiva pintura preta no teto e nos para-choques e é oferecido unicamente na cor branca. Nas laterais, ele exibe retrovisores e faixas alusivas à versão pintados em azul. ele traz ainda defletores (spoilers), rodas de liga leve de 15” modelo “zurique II, acabamento do painel (“PAD”) na cor preto brilhante e bancos revestidos em couro sintético “native”, entre outros itens.
Mais equipado
Além de oferecer mais força, a Volkswagen aproveitou a oportunidade para rechear o up! Já a partir da versão move up! TSI, o modelo é equipado com ar-condicionado, direção elétrica e vidros e travas elétricos. O up! TSI, em todas as versões, ainda vem com a tampa do porta-malas pintada na cor preta.
Vale salientar que, quem quiser, ainda pode optar pelo motor tradicional MPI. Ele continuará disponível (e com preço mais em conta) em todas as versões do compacto, exceto nas red up!, white up! e black up!, que serão produzidos apenas com o novo propulsor.
Confira abaixo os preços do Volkswagen up! 1.0 TSI Total Flex
- move up! TSI: R$ 43.490
- high up! TSI: R$ 48.040
- black up!, red up! e white up!: R$ 48.690
- cross up!: R$ 47.030
- speed up!: R$ 49.990
Rodrigo Loureiro é repórter do site Garagem 360 e da Agência Entre Aspas. Em 2014 atuou na redação do portal UOL Esporte e também já escreveu para as editorias de tecnologia e turismo de outros portais e publicações.