Com até 220 cv, Volkswagen Tiguan Allspace é o primeiro SUV da nova safra da montadora

Mais detalhes sobre o novo Volkswagen Tiguan Allspace foram revelados pela marca alemã. Já confirmado para o Brasil, o SUV chega em maio.

Mais detalhes sobre o novo Volkswagen Tiguan Allspace foram revelados pela marca alemã. Já confirmado para o Brasil, o SUV será o primeiro dos cinco utilitários que serão lançados no País até 2020. O modelo terá versões com cinco e sete lugares, além de dois motores. O 1,4l TSI flex de 150 cv de potência e 25,5 kgfm de torque será utilizado nas versões 250 TSI e Comfortline 250 TSI. O câmbio automatizado DSG de seis marchas completa o conjunto mecânico dessas configurações.

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Já a R-Line 350 TSI terá sob o capô o 2,0l TSI que rende 220 cv de potência e tem 35,7 kgfm de torque. Este propulsor é o mesmo utilizado no Golf GTI. A segunda geração do Volkswagen Tiguan Allspace terá cidadania mexicana. O SUV será fabricado na planta de Puebla e será importado para o Brasil.

O novo modelo terá garantia de três anos e será oferecido em cinco cores. Uma será sólida (Branco Puro), outras três serão metálicas (Vermelho Ruby, Prata Snow e Cinza Platinum) e uma perolizada (Preto Mystic).

Equipamentos e versões

Os preços do novo Volkswagen Tiguan Allspace ainda não foram revelados. Porém, os conteúdos das versões já estão disponíveis.

250 TSI

Nesta versão, o SUV tem cinco lugares e tração 4×2 (dianteira). Visualmente, o modelo de entrada tem rack de teto e moldura das janelas em preto e rodas de 17” estilo Tulsa, com pneus 215/65 R17. Internamente, há aplicações decorativas em prata titânio, revestimento dos bancos em tecido preto e volante multifuncional revestido de couro.

Entre os itens de série está o ar-condicionado digital Climatronic com três zonas de resfriamento (duas na dianteira e uma atrás do apoia-braço central, voltada para os bancos traseiros). Freio eletrônico de estacionamento com função Auto-Hold, sistema de infotainment Discover Media, sensores de aproximação de obstáculos na dianteira e na traseria e sensor de chuva.

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O Tiguan Allspace 250 TSI traz também de série a segunda geração do sistema Start/Stop. Ele também tem seis airbags (dois frontais, dois laterais e dois do tipo cortina), controle eletronico de estabilidade (ESC), controle de tração, freios ABS com distribuição eletrônica de frenagem (EBD), detector de fadiga, indicador de perda de pressão dos pneus, faróis de neblina com a função cornering lights, sistema ISOFIX com top tether para fixação de cadeirinhas de criança, entre outros.

O único opcional será o teto solar panorâmico, que por sua vez será um opcional livre para todas as versões.

Comfortline 250 TSI

Além dos itens anteriores, acrescenta aos itens de série detalhes cromados na parte superior do farol, barra de teto, grade frontal, frisos laterais, contorno das janelas e nas molduras das saídas de escapamento. Os faróis são em LED e têm luzes diurnas de condução (DLR) também com este tipo de luz. Já as rodas de liga leve são estilo “Kingston” de 18 polegadas (pneus 235/55 R18).

Esta versão já conta com sete lugares. O modelo traz aplicações decorativas acinzentadas e revestimento dos bancos de couro. Os dianteiros, inclusive, são aquecíveis.

R-Line 350 TSI

Versão topo de linha do SUV, ela traz de volta para o Brasil a nomenclatura R-Line. Além do motor de Golf GTI, essa é a única com tração nas quatro rodas (4Motion). Visualmente, ela se diferencia pelo detalhe em preto brilhante no para-choque frontal. O aerofólio traseiro também recebe a mesma pintura.

O modelo traz de série o painel de instrumentos digital (Active Info Display), sistema Easy Open de abertura da tampa do porta-malas, faróis com a função DLA, controle adaptativo de velocidade de cruzeiro (ACC), seleção de perfil de condução, sistema Kessy (de abertura de portas por aproximação da chave e partida por meio de botão).

Como itens de segurança, há a proteção proativa dos passageiros e o front assist. O primeiro tensiona o cinto de segurança dos ocupantes frontais caso detecte que há o risco de alguma colisão. Já o segundo monitora a distância dos veículos à frente. Caso o radar do equipamento detecte que pode haver uma batida, ele emite alertas sonoros e visuais para alertar o motorista. Se mesmo assim não houver resposta, ele é capaz de realizar a frenagem automaticamente.

Plano de manutenção

Chamado “Revisão de Série”, o plano estará presente em todas as versões do modelo. Nele, as três primeiras revisões (10.000 km ou 12 meses, 20.000 km ou 24 meses e 30.000 km ou 36 meses) serão gratuitas. Nessas revisões estão incluídos peças substituídas e itens verificados no serviço de manutenção, além do valor de mão de obra na concessionária. Segundo a montadora, o custo médio das revisões dos modelos deste segmento é de R$ 1.465.

 

Escrito por

Leo Alves

Jornalista formado na Universidade Metodista de São Paulo e participante do curso livre de Jornalismo Automotivo da Faculdade Cásper Líbero, sou apaixonado por carros desde que me conheço por gente. Já escrevi sobre tecnologia, turismo e futebol, mas o meu coração é impulsionado por motores e quatro rodas (embora goste muito de aviação também). Já estive na mesma sala que Lewis Hamilton, conversei com Rubens Barrichello e entrevistei Christian Fittipaldi.

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