Volkswagen testa impressora 3D de objetos metálicos na linha de montagem
A HP aproveitou o evento International Manufacturing Technology Show (IMTS), em Chicago, nos Estados Unidos, para mostrar uma nova impressora 3D capaz
A HP aproveitou o evento International Manufacturing Technology Show (IMTS), em Chicago, nos Estados Unidos, para mostrar uma nova impressora 3D capaz de imprimir objetos metálicos em larga escala. A marca norte-americana anunciou que a Volkswagen é a primeira indústria automobilística a adotar a tecnologia na linha de montagem.
Cada veículo da Volkswagen precisa de 6 mil a 8 mil peças diferentes para ser fabricado. Segundo um comunicado divulgado no site da montadora, a vantagem é que a tecnologia aditiva 3D Metal Jet da HP permite a produção de um grande número de peças usando a impressão 3D sem precisar desenvolver e fabricar as ferramentas correspondentes. Isso reduz significativamente o tempo necessário para produzir os itens.
Inicialmente, o objetivo da empresa alemã é usar a nova impressora 3D para fabricar elementos de design, como letras da porta traseira, botões especiais e chaves com visuais personalizados. Os itens serão produzidos por meio de um processo aditivo, no qual as peças são produzidas camada por camada usando um ligante. Depois, os componentes são fundidos em um forno.
“Um veículo completo provavelmente não será fabricado por uma impressora 3D em breve, mas o número e o tamanho das peças da impressora 3D aumentarão significativamente”, explicou o Martin Goede, chefe de planejamento e desenvolvimento de tecnologia da Volkswagen. “Nosso objetivo é integrar peças estruturais impressas à próxima geração de veículos o mais rápido possível. No longo prazo, esperamos um aumento contínuo no número de unidades, tamanhos de peças e requisitos técnicos”, completou.
Carros do futuro
A previsão é de que a Volkswagen e outras montadoras invistam cada vez mais nos projetos de carros elétricos. Na galeria, conheça alguns modelos vendidos ao redor do mundo: