Volkswagen terá ‘chuva’ de lançamentos híbridos flex a partir de 2026
Próximos lançamentos da Volkswagen para 2026 incluem T-Cross, Nivus e Taos híbridos flex. Marca confirma T-Roc nacional e motor 1.5 TSI
Os lançamentos da Volkswagen para 2026 vão mudar tudo na marca. Recentemente, a VW confirmou uma “chuva” de carros híbridos flex para o Brasil e América do Sul. A eletrificação vai chegar para todos os modelos, dos mais baratos aos mais caros. Acompanhe o Garagem360 e veja os detalhes!
Quais serão os lançamentos da Volkswagen para 2026?
A Volkswagen do Brasil confirmou os novos planos em um grande evento, realizado na fábrica de Anchieta, em São Bernardo do Campo (SP). Inicialmente, a marca vai eletrificar 100% da sua linha a partir de 2026.

Para isso, a montadora vai oferecer todos os tipos de hibridização; serão modelos híbridos leves (MHEV), híbridos completos (HEV) e do tipo plug-in (PHEV). O melhor é que todos serão flex, rodando com etanol ou gasolina. Uau!
Nova plataforma MQB37 e o motor 1.5 TSI flex
Porém, a grande novidade é a nova plataforma MQB37, também chamada de “MQB Evo“. O primeiro carro com ela será feito em Anchieta. Ele será um híbrido completo (HEV) flex. O sistema é parecido com o usado pela Toyota no Corolla e Corolla Cross.
O futuro modelo será baseado no novo T-Roc, um SUV recém-lançado na Europa. Para isso, a VW vai produzir o novo motor 1.5 TSI Evo2 flex. Ele será feito na fábrica de São Carlos (SP). Este motor moderno vai aposentar o veterano 1.4 TSI.
Como ficam T-Cross, Nivus, Polo e Virtus?
A nova plataforma MQB37 vai dar origem aos futuros SUVs. Isso inclui as novas gerações do T-Cross e do Nivus. O modelo que vai substituir o Taos 2026 também usará essa base. Mas e os carros de entrada, como Polo e Virtus? Bem, eles não ficam de fora.

A dupla de compactos vai receber o sistema híbrido leve (MHEV), também chamado de eTSI.
- Híbridos Leves (MHEV 48V): serão usados no Polo e no Virtus.
- Híbridos Completos (HEV Flex): vão equipar o novo T-Roc nacional, o futuro T-Cross, o novo Nivus e o sucessor do Taos.
Investimento pesado em segurança
O evento teve a presença de Geraldo Alckmin, vice-presidente do Brasil. Ele destacou o investimento na marca. Parte do dinheiro vem do BNDES. Segundo o , R$ 136 milhões são destinados apenas para ampliar o uso de sistemas ADAS.
Isso significa que os carros da VW terão mais itens de segurança. Ou seja, podemos esperar mais frenagem autônoma e piloto automático adaptativo.
Com isso, a Volkswagen entra de vez na era híbrida flex. A ‘chuva’ de lançamentos a partir de 2026 promete movimentar o mercado automotivo no Brasil.
Conte para a gente, qual desses híbridos flex você mais espera?
Formada em Administração de Empresas, Jornalismo e mestranda em Comunicação. Apaixonada por setor automobilístico, true crime e livros. Fiz da escrita e produção de conteúdo sua paixão e profissão.