Volkswagen terá 100% de seus carros esportivos eletrificados até 2030

A Volkswagen terá 100% de seus carros esportivos eletrificados a partir de 2030, cinco anos antes do que foi definido pela União Europeia.

Conforme planos da marca, todos os veículos esportivos “R” serão eletrificados antes mesmos da obrigatoriedade instalada na União Europeia, já definhada para 2035; entenda os detalhes.

A Volkswagen terá 100% de seus carros esportivos eletrificados a partir de 2030, cinco anos antes do que foi definido pela União Europeia

A Volkswagen terá 100% de seus carros esportivos eletrificados a partir de 2030, cinco anos antes do que foi definido pela União Europeia (Foto: Divulgação)

Carros esportivos da Volkswagen serão todos eletrificados

A Volkswagen é uma das marcas que mais está focada na eletrificação de sua frota. Tanto, que a montadora tem a intenção de ser a marca líder no segmento de veículos elétricos. E para isso, ela anunciou que eletrificará seu portfólio esportivo antes mesmo das regras impostas pela União Europeia.

Os modelos da linha R serão 100% eletrificados a partir de 2030, cinco anos antes do imposto no continente europeu.

É válido lembrar que os automóveis da linha R da montadora alemã são conhecidos por ter uma capacidade e performance ainda mais surpreendente que as linhas GTI e GTS. Ou seja, os planos da marca são de aliar o propulsor elétrico aos modelos sem perder toda a originalidade e capacidade iniciada em 2002, quando a marca deu início à linha R.

Geralmente, os carros da linha R são facilmente identificados pelo logotipo posicionado na grade frontal, para-lamas e na tampa do porta-malas.

É válido destacar que a linha R além de modificações estéticas também tem alterações no conjunto mecânico para tornar o modelo tradicional mais esportivo. Algo diferente da linha R-Line, que apenas conta com mudanças visuais nos veículos.

Hoje, a linha R da Volkswagen não possui nenhum veículo elétrico. No entanto, os candidatos para iniciar essa nova fase são os ID.4 e ID.5. Além deles, nomes já existentes e consolidados dentro do portfólio também podem ganhar versão elétrica e cheia de esportividade, como é o caso do Golf R, Tiguan R e Passat R.

A Volkswagen terá 100% de seus carros esportivos eletrificados a partir de 2030, cinco anos antes do que foi definido pela União Europeia

VW Tiguan R (Foto: Divulgação)

Europa define o fim dos carros a combustão a partir de 2035

Na última quinta-feira, a União Europeia determinou que os automóveis movidos à combustão serão banidos do bloco até 2035. A mudança segue o que foi acordado entre nações e montadoras na COP26.

A medida prevê o banimento de automóveis movidos a diesel e gasolina e pode ser uma grande oportunidade de mercado para automóveis elétricos e a biocombustíveis.

Segundo as informações divulgadas pela Reuters, os países da União Europeia, o Parlamento Europeu e a Comissão Europeia acordaram que os montadoras precisam eliminar 100% das emissões de CO2 até o ano de 2035, algo que torna impossível vender novos automóveis movidos a combustíveis fósseis nos 27 países que compõe o bloco.

Ainda segundo as informações da Reuters, o novo acordo também inclui um corte de 55% de emissões de CO2 para novos automóveis vendidos em 2030, em comparação com os níveis de 2021. Algo que é muito superior ao objetivo anterior, de 37,5% de redução até o final do mesmo período.

A pressão legislativa é um dos fatores que está fazendo as montadoras buscarem alternativas, como a eletrificação total dos seus modelos.

A medida faz parte de um pacote de propostas sustentáveis que estão sendo apresentadas no bloco e segue proposições estabelecidas na COP26 que, no total, teve cerca de 200 países acordando na mudança de práticas em prol da sustentabilidade e contra as mudanças climáticas.

A Volkswagen terá 100% de seus carros esportivos eletrificados a partir de 2030, cinco anos antes do que foi definido pela União Europeia

UE definiu o fim dos carros a combustão a partir de 2035 (Foto: Divulgação)

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Nicole Santana
Escrito por

Nicole Santana

Jornalista e especialista em comunicação empresarial, com bagagem de mais de três anos atuando ativamente no setor automotivo e premiada em 2016 por melhor reportagem jornalística através do concurso da Auto Informe. Atualmente dedica-se à redação do portal Garagem 360, produzindo notícias, testes e conteúdo multimídia sobre o universo automobilístico.

ASSISTA AGORA