Volkswagen lança novo Polo na Alemanha; veja os detalhes do modelo que deve chegar ao Brasil ainda este ano
Após muito mistério, enfim o visual do novo Polo foi revelado oficialmente. A Volkswagen mostrou todos os detalhes da nova geração do hatch durante evento.
Após muito mistério, enfim o visual do novo Polo foi revelado oficialmente. A Volkswagen mostrou todos os detalhes da nova geração do hatch durante um evento em Berlin, na última semana. Utilizando a plataforma MQB modular – mesma utilizada pelo Golf, mas em uma versão menor – o novo modelo evoluiu em quase todas as dimensões.
O novo modelo tem 4,05 m de comprimento (8,1 cm maior que o anterior), 1,75 cm de largura (6,3 cm maior) e entre-eixos de 2,56 m (9,04 cm maior). Isso fez com que o porta-malas tenha agora 351 litros de capacidade, ante 280 litros do anterior. O espaço interno também deve ser maior na nova geração, embora a altura do Polo não tenha aumentado (1,44 m).
LEIA MAIS: Programa lista perfil dos acidentes de trânsito de São Paulo
Visualmente, a sexta geração do modelo não rompeu completamente com a versão anterior, que não foi vendida no Brasil. A dianteira parece ter sido inspirada no sedã Arteon, sucessor do CC, enquanto que a traseira conservou as lanternas baixas e que invadem a lateral e tocam a tampa traseira. Já o interior foi completamente refeito, tendo a porção central mais voltada ao motorista e desenho mais moderno.
Versões e motores
Na Europa, o Polo terá ao menos seis versões; Trendline, Comfortline, Highline, Beats, R-line e GTI. Não existe mais a oferta de carroceria duas portas, nem mesmo para a versão esportiva. Os motores no velho continente serão os 1.0 aspirado, com uma opção de 65 cv e outra com 75 cv, mais duas do 1.0 turbo TSI (com 95 cv e 115 cv), o 1.5 turbo TSI de 150 cv e o 2.0 turbo TSI de 200 cv. Este último será o propulsor da mítica versão GTI.
No Brasil, o Polo é especulado para o final deste ano. O número de versões deve ser menor, já que a tendência é que o modelo seja posicionado entre o Fox e o Golf – que também devem perder algumas opções na gama. Haverá também uma versão sedã vendida em terras tupiniquins, que ao que tudo indica será chamada de Virtus. Ele virá para ocupar a lacuna entre o Voyage e o Jetta no showroom da Volkswagen.
Jornalista formado na Universidade Metodista de São Paulo e participante do curso livre de Jornalismo Automotivo da Faculdade Cásper Líbero, sou apaixonado por carros desde que me conheço por gente. Já escrevi sobre tecnologia, turismo e futebol, mas o meu coração é impulsionado por motores e quatro rodas (embora goste muito de aviação também). Já estive na mesma sala que Lewis Hamilton, conversei com Rubens Barrichello e entrevistei Christian Fittipaldi.
Preço?