Volkswagen muda de nome no Brasil e passa a investir em consórcio de caminhões
A Volkswagen Caminhões e Ônibus passa a se chamar Volkswagen Truck & Bus, como forma de ampliar a presença no mercado global, veja.
A Volkswagen anunciou as mudanças no último dia 18 de maio. A estratégia visa ampliar a presença da marca como fornecedora de veículos comerciais e serviços, veja mais informações.
Mudança de nome: Volkswagen Truck & Bus é o novo nome da marca no país
Volkswagen Truck & Bus Indústria e Comércio de Veículos Ltda. é a nova razão social da Volkswagen Caminhões e Ônibus no Brasil. No México, a empresa passa a se chamar Volkswagen Truck & Bus México S.A. de C.V.
O anúncio oficial das mudanças foi feito no último dia 18 de maio, pelo presidente e CEO Roberto Cortes durante o Capital Markets Day (Dia do Mercado de Capitais) do GRUPO TRATON em Södertälje, na Suécia.
As novidades coincidem com o anúncio da ampliação da presença da empresa em mais mercados, focando as regiões ocidental e norte da África, além de avaliar oportunidades no Oriente Médio.
Comercialmente, a empresa continuará usando a marca Volkswagen Caminhões e Ônibus no Brasil e nos demais países de língua portuguesa.
No México, também seguirá conforme o idioma espanhol: Volkswagen Camiones y Buses. Para eventos corporativos internacionais, além de alguns mercados de exportação, o nome adotado pela montadora será Volkswagen Truck & Bus.
“O anúncio dessas mudanças ocorre justamente quando buscamos ampliar nossa presença global como fornecedores de veículos comerciais e serviços. Em parceria com importadores, queremos aumentar nossas vendas nos mais de 30 países onde já atuamos, entrar em novos mercados.” Afirmou Roberto Cortes.
“A Volkswagen Caminhões e Ônibus tem todas as condições necessárias para continuar crescendo. Seguiremos investindo de forma crescente, trabalhando em eficiência e sinergias de grupo para melhorar ainda mais a rentabilidade”, completou o executivo.
Marca atua há 40 anos no Brasil
Criada há 41 anos, a montadora iniciou suas operações no Brasil, com a oferta de apenas dois caminhões médios: os VW 11.130 e 13.130.
Hoje, mantém fábricas no Brasil e no México, uma rede com cerca de 350 pontos de venda em três continentes, e mais de 50 diferentes modelos de caminhões e ônibus, que ainda podem configurados sob medida.
Somados, os times da Volkswagen Caminhões e Ônibus e das oito empresas que compõem o inédito sistema produtivo chamado de Consórcio Modular chegam a 5 mil colaboradores.
A empresa é a atual líder brasileira em vendas de caminhões, segundo a Associação Nacional de Veículos Automotores, a Anfavea.
Também detém a vice-liderança histórica no mercado nacional de chassis de ônibus, e realiza embarques de produtos completos ou em kits para seus importadores na América Latina, África, Oriente Médio e Ásia.
Atuação na área se consórcios também deve ser reforçada
A mudança de nome também vai de encontro com a estratégia da marca de atuar no ramo de consórcios, através da Volkswagen Financial Services. A parceria é feita em conjunto com a Embracon.
De acordo com diretor executivo do Financial Services da Volkswagen, Rodrigo Capuruço, a expectativa é vender e R$ 10 bilhões em cotas de consórcio durante os próximos cinco anos.
Jornalista e especialista em comunicação empresarial, com bagagem de mais de três anos atuando ativamente no setor automotivo e premiada em 2016 por melhor reportagem jornalística através do concurso da Auto Informe. Atualmente dedica-se à redação do portal Garagem 360, produzindo notícias, testes e conteúdo multimídia sobre o universo automobilístico.