Nova Kombi elétrica da Volkswagen surge em aparição inédita no Rock in Rio 2022

A Volkswagen confirmou nesta terça-feira (30) que a Kombi elétrica estará no Rock in Rio 2022. A montadora alemã, que é patrocinadora do maior festival de música e entretenimento do mundo, terá seu clássico atualizado exposto durante o evento, que começa na próxima sexta-feira (2), no Rio de Janeiro. Esta será a primeira aparição do modelo na América Latina.

A iniciativa da presença da Kombi elétrica (ID. Buzz) no Brasil, assim como a vinda de outros modelos do ID. Family, como os totalmente elétricos ID.3 e ID.4, para testes de engenharia e participação em eventos, reafirma o compromisso da marca no que diz respeito aos planos para descarbonizar a empresa e seus produtos.

ID. Buzz e Kombi “Corujinha” estarão na Rota 85 do Rock in Rio

O VW ID. Buzz (Kombi elétrica), ao lado da Kombi “Corujinha”, exposto no Rock in Rio 2022 (Foto: Divulgação/Volkswagen)

Co-patrocinadora do Palco Sunset, a Volkswagen terá a exposição do ID. Buzz na chamada Rota 85 do evento. Este será o segundo ano consecutivo do espaço dedicado ao ano em que o Rock in Rio ganhou vida (1985). 

O espaço deverá ser um dos locais mais concorridos para cliques, selfies do festival. Ao lado da Kombi elétrica estará também a Kombi “Corujinha”, como é conhecida no Brasil a primeira versão da Kombi – um dos modelos mais lendários na história da Volkswagen e em todo o mundo automotivo.

A Volkswagen terá um estande próprio interativo de três andares com aproximadamente 450 metros quadrados e localização privilegiada próxima ao Palco Mundo. 

Em seu estande, além do ID.4 e do VW Nivus, haverá um espaço dedicado ao Way To Zero, estratégia que visa neutralizar as emissões de CO2 até 2050. No plano de descarbonização da empresa, modelos elétricos vão se juntar no futuro aos modelos híbridos e flex com etanol na região. A empresa também conta com um espaço na área VIP do Rock in Rio que também terá exposto o ID.4.

Próximo à Cidade do Rock, a marca terá a Casa Volkswagen, ponto de encontro para todos os convidados da marca e ações com a imprensa, que contará com exposição de produtos, como a família SUVW, que inclui Nivus, T Cross e Taos, e o primeiro SUV elétrico da marca, o ID.4. Uma unidade do ID. Buzz também estará no local.

Kombi Elétrica tratada como rockstar

O VW ID. Buzz (Kombi elétrica), ao lado da Kombi “Corujinha”, exposto no Rock in Rio 2022 (Foto: Divulgação/Volkswagen)

Nas palavras da Volkswagen, “o ID.Buzz tem todos os predicados de uma grande estrela”. Totalmente elétrico, o modelo se baseia na primeira geração da Kombi, a T1, e resgata um dos maiores ícones do design automotivo para a era da mobilidade elétrica. 

Veja também: Nova Kombi elétrica aparece pela 1ª vez ao público; veja detalhes

O ID. Buzz foi construído sobre a plataforma modular elétrica (MEB) do Grupo Volkswagen. Trata-se da primeira plataforma escalável de grande produção no mundo para carros totalmente elétricos. Atualmente, 30% de todos os veículos elétricos do Grupo já são baseados na MEB. Até 2025 mais de 80% dos veículos da marca serão MEB.

O modelo é equipado com uma bateria de 77 kWh que fornece corrente para um motor elétrico de 204 cv, que movimenta o eixo traseiro. A potência de carga, utilizando corrente alternada (AC), é de 11 kW. 

Com uma tomada CCS, numa estação de carga rápida de corrente contínua (DC), a potência de carga aumenta para até 170 kW. Carregada dessa maneira, o nível da bateria sobe de 5% para 80% em cerca de 30 minutos.

Entre os diversos sistemas embarcados no ID. Buzz, destacam-se o sistema de alerta local ‘Car2X’ (que utiliza sinais de outros veículos e da infraestrutura de transporte para detectar perigos em tempo real), o Front Assist, o Lane Assist, e o “Travel Assist com Swarm data”, que facilita a condução parcialmente autônoma em toda a faixa de velocidade e, pela primeira vez, a mudança de faixa assistida na estrada.

Paulo Silveira Lima
Paulo Silveira LimaJornalista com 20 anos de experiência profissional como repórter nas principais redações de jornais do Brasil, como Gazeta Mercantil, Folha SP, Estadão e Jornal do Brasil e em cargos de coordenação, edição e direção. Formado em Jornalismo pela Caśper Líbero.
ASSISTA AGORA
Veja mais ›
Fechar