Volkswagen lança ônibus elétrico com autonomia de 250 km

Após um ano de testes, a Volkswagen Caminhões e Ônibus apresenta seu primeiro modelo da linha e-Volksbus, desenvolvido no Brasil

Após um ano de testes, a Volkswagen Caminhões e Ônibus apresentou seu primeiro modelo da linha e-Volksbus, desenvolvido na fábrica de Resende (RJ). Veja a seguir mais detalhes do veículo fabricado no Brasil.

 

e-Volksbus é desenvolvido em solo brasileiro (Foto: Reprodução/Volkswagen)

Ônibus elétrico da Volkswagen é produzido no Brasil

O primeiro modelo da família e-Volksbus foi lançado pela Volkswagen Caminhões e Ônibus após um ano de testes e avaliações.

Desenvolvido na cidade de Resende (RJ), o ônibus elétrico e-Volksbus 22L não emite carbono, reduz ruídos, oferece alta eficiência energética e economia operacional.

A plataforma do chassi e-Volksbus baseia-se no chassi modular da versão a diesel, garantindo robustez e durabilidade. A eletrificação utiliza a mesma base da plataforma modular e-Delivery, amplamente testada no Brasil e na América Latina.

Com foco em mobilidade sustentável, tecnologia, conforto e segurança, o modelo vem para redefinir o transporte público urbano, segundo comunicado da montadora.

 

(Foto: Divulgação/Volkswagen)

O e-Volksbus pode chegar até 250 km de autonomia

O novo ônibus elétrico da Volkswagen tem capacidade para até 82 passageiros, sendo compatível com carrocerias urbanas de até 13,2 metros. O peso bruto total do modelo é de 22 toneladas.

A novidade da empresa alemã conta com motor de 280 kW (380 cv) e torque máximo de 234 kgfm. Um conjunto redutor eleva o torque de saída para 412,9 kgfm, garantindo desempenho máximo em operações urbanas e subidas.

O e-Volksbus 22L é alimentado por 12 packs de baterias de íons de Lítio Ferro Fostato (LFP), já utilizadas nos veículos e-Delivery e validadas para uso severo com ampla segurança.

Com isso, o ônibus elétrico da VW pode chegar a uma autonomia de até 250 km com 385 kW/h, em uma carga de até três horas. Além disso, o modelo terá opção de oito packs de baterias, mas com menor autonomia.

Para recarregar, o cliente conecta o carregador em um plugue localizado na traseira ou dianteira do ônibus, sendo compatível com carregadores de até 160 kW de potência.

As baterias, localizadas no teto e na traseira do veículo, contam com sistemas de gerenciamento térmico independentes. Com isso, a performance e o consumo energético são otimizados para garantir maior durabilidade do sistema.

 

Ônibus elétrico da Volkswagen tem capacidade para até 82 passageiros (Foto: Reprodução/Volkswagen)

Segurança também é destaque no e-Volksbus 

O novo ônibus elétrico da VW tem maior confiabilidade e segurança através do sistema de direção com redundância no seu funcionamento, disponibilizando assistência hidráulica contínua para o motorista em qualquer condição.

Outro ponto a ser destacado é o sistema de frenagem regenerativa, que possui quatro níveis de potência, permitindo recuperar energia durante desacelerações e aumentar a eficiência energética.

Já o sistema Eco Drive Mode otimiza o consumo de energia, ajustando automaticamente a performance do veículo para maximizar a autonomia.

Além disso, o ônibus elétrico da Volkswagen possui avançados sistemas de segurança, proteção elevada para operação em áreas alagadas, assistente de partida em rampa, freios ABS e EBD, e a função “door brake”, que freia o veículo ao abrir as portas para embarque e desembarque.

O e-Volksbus conta também com pneus reforçados, dedicados para operações urbanas de ônibus elétricos, suportando maior capacidade de carga.

(Foto: Reprodução/Volkswagen)

A acessibilidade é garantida pelo conceito “low entry”, com piso baixo na parte central e dianteira, e sistemas de ajoelhamento, elevação e agachamento, facilitando o embarque e desembarque.

Internamente, o ônibus elétrico da Volkswagen traz como destaque o ar-condicionado inteligente. O equipamento está integrado ao sistema eletrônico do chassi, gerando conforto térmico e otimização energética.

Por fim, o e-Volksbus possui um painel de instrumentos semelhante ao do e-Delivery. Ele oferece informações de forma intuitiva para o motorista acompanhar o consumo e a recuperação de energia.

Escrito por

Alisson Wieder

Redator da Agência Grid Mídia - Garagem360 desde 2022. Experiência na área de Assessoria de Imprensa e sites esportivos.

wpDiscuz
Sair da versão mobile