Volkswagen Jetta se destaca pela tecnologia embarcada em seu conjunto

Em um mundo dominado por aplicativos, smartphones e objetos do cotidiano repletos de tecnologia era natural que o segmento automotivo avançasse no mesmo rumo. Um exemplo dessa evolução é o Volkswagen Jetta, cheio de inovações que não se resumem somente a itens de conectividade.

Seu conjunto mecânico, por exemplo, é um show à parte. Composto pelos motores TSI de 1,4l e 2,0l, e transmissões manuais e automáticas de seis marchas, ele é referência no segmento. Menores e aliados aos turbocompressores, os propulsores do sedã apresentam desempenho ainda melhor que os maiores sem turbo (ou de aspiração natural) e baixo consumo de combustível – tendência conhecida como downzing -, mas sem perder o prazer de dirigir.

Embora sejam “pequenos”, o de menor cilindrada rende 150 cv a 5.500 rpm, enquanto o 2.0 desenvolve 211 cv na mesma rotação. O torque é de 25,5 kgfm a 1.500 rpm e 28,6 kgfm a 2.000 rpm, respectivamente. Pelos dados da montadora, a potência aumentou 25%, e o torque, 38%.

No quesito consumo, o motor 1.4 TSI faz 10 km/l na cidade e 14 km/l na estrada. Já a versão mais potente (2.0 TSI) faz 9 km/l em território urbano e 13 km/l nas rodovias. Os números são do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro).

Mais segurança

A tecnologia do Jetta se estende também aos itens de segurança. Além dos obrigatórios airbag duplo e freios ABS, o automóvel tem como item de série mais duas bolsas infláveis, nas laterais dos bancos dianteiros. Na versão Highline, top de linha, são ao todo seis airbags – acréscimo dos de cortina. Outros equipamentos de segurança que acompanham todas as configurações do sedã são controle de estabilidade (ESC) e controle de tração ASR.

Na Comfortline e na Highline há também o auxiliar de saída em subida “Hill Assist”, que mantém o carro sem descer nos aclives por dois segundos para que o motorista possa arrancar sem sustos, e bloqueio eletrônico do diferencial EDS e XDS (distribui a força da tração igualmente para as duas rodas, evitando que o modelo destracione ao sair de um terreno escorregadio).

Conforto e conectividade

Motorista e passageiros ainda tem a disposição diversos itens para uma viagem confortável e entretida. Entre os itens estão sensor de estacionamento Park Pilot e computador de bordo – ele exibe no painel informações importantes, como consumo e autonomia, necessidade de manutenção e até dados do aparelho de som.

Para manter-se conectado ao celular com conforto e segurança, o Jetta oferece de série a central multimídia “Composition Media” nas versões Comfortline e Highline – a Trendline conta com o “Composition Touch”. Com tela de 6,3 polegadas, ele consegue espelhar a tela de dispositivos iOS e Android, reproduzindo músicas ou avisando se há alguma ligação ou mensagem nova no aparelho.

Escrito por

Leo Alves

Jornalista formado na Universidade Metodista de São Paulo e participante do curso livre de Jornalismo Automotivo da Faculdade Cásper Líbero, sou apaixonado por carros desde que me conheço por gente. Já escrevi sobre tecnologia, turismo e futebol, mas o meu coração é impulsionado por motores e quatro rodas (embora goste muito de aviação também). Já estive na mesma sala que Lewis Hamilton, conversei com Rubens Barrichello e entrevistei Christian Fittipaldi.

wpDiscuz
Sair da versão mobile