Volkswagen inicia exportações do VW Tera para 12 países
Volkswagen inicia exportações do VW Tera para 12 países. Veja quais são e qual o possível futuro do SUV de entrada da marca.
A Volkswagen do Brasil deu um passo significativo em sua estratégia de expansão internacional com o início das exportações do SUV VW Tera para 12 países da América Latina. Os primeiros lotes do modelo, que promete ser um novo pilar para a marca na região, estão sendo embarcados a partir do Porto de Santos (SP) e também por rotas terrestres.
Volkswagen inicia exportações do VW Tera para 12 países
Os mercados iniciais que receberão o VW Tera incluem Argentina, México, Colômbia, Chile, Uruguai, Paraguai, Aruba, Curaçao, Costa Rica, El Salvador, Guatemala e Honduras. A ofensiva faz parte do ambicioso plano da Volkswagen de lançar 21 novos produtos na região até 2028, visando fortalecer e expandir sua presença internacional.
Este movimento da Volkswagen reflete uma tendência de crescimento em suas exportações. No primeiro semestre de 2025, a montadora registrou um aumento de 54,2% nas unidades embarcadas em comparação com o mesmo período de 2024, totalizando 55.331 veículos. Argentina, México, Colômbia e Chile se destacam como os principais destinos das exportações brasileiras da marca.
Além dos mercados já anunciados, a Volkswagen confirmou que o Tera também será exportado para Bolívia, Equador, Panamá, Peru, República Dominicana e St. Maarten ao longo de 2025, ampliando ainda mais sua capilaridade na América Latina e Caribe.
Ainda não foram divulgadas informações detalhadas sobre as configurações do SUV para esses mercados internacionais. É comum que veículos desenvolvidos para uma região ganhem adaptações em conjunto motriz e equipamentos ao serem introduzidos em outros locais, como aconteceu com o VW Nivus.
O Nivus, também projetado e produzido inicialmente no Brasil, foi lançado na Europa com o nome Taigo, apresentando algumas modificações para se adequar às especificidades do mercado europeu.
Tera na África do Sul
Olhando para o futuro de médio prazo, a Volkswagen já confirmou que o Tera também será vendido na África do Sul, onde deverá adotar um novo nome. Segundo o portal sul-africano Carmag, a montadora investiu cerca de 4 bilhões de rands (próximo de R$ 1,26 bilhão, na cotação atual) para produzir o modelo localmente até 2027.
A estratégia da Volkswagen é que, na África do Sul, o Tera (ou seu futuro batismo) ocupe um posicionamento semelhante ao da versão brasileira: acima do hatchback Polo e abaixo do SUV cupê Nivus.
Para conferir mais identidade ao modelo na região, a Volkswagen lançou uma votação online, oferecendo quatro opções de nomes para os consumidores escolherem: Tengo, Tavi, Tiva e Tion. Cada nome foi selecionado por seu significado cultural ou linguístico, buscando uma conexão mais profunda com o público sul-africano.
Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.