Volkswagen inicia exportações do VW Tera para 12 países

Volkswagen inicia exportações do VW Tera para 12 países. Veja quais são e qual o possível futuro do SUV de entrada da marca.

A Volkswagen do Brasil deu um passo significativo em sua estratégia de expansão internacional com o início das exportações do SUV VW Tera para 12 países da América Latina. Os primeiros lotes do modelo, que promete ser um novo pilar para a marca na região, estão sendo embarcados a partir do Porto de Santos (SP) e também por rotas terrestres.

Volkswagen inicia exportações do VW Tera para 12 países 

Os mercados iniciais que receberão o VW Tera incluem Argentina, México, Colômbia, Chile, Uruguai, Paraguai, Aruba, Curaçao, Costa Rica, El Salvador, Guatemala e Honduras. A ofensiva faz parte do ambicioso plano da Volkswagen de lançar 21 novos produtos na região até 2028, visando fortalecer e expandir sua presença internacional.


Este movimento da Volkswagen reflete uma tendência de crescimento em suas exportações. No primeiro semestre de 2025, a montadora registrou um aumento de 54,2% nas unidades embarcadas em comparação com o mesmo período de 2024, totalizando 55.331 veículos. Argentina, México, Colômbia e Chile se destacam como os principais destinos das exportações brasileiras da marca.

Além dos mercados já anunciados, a Volkswagen confirmou que o Tera também será exportado para Bolívia, Equador, Panamá, Peru, República Dominicana e St. Maarten ao longo de 2025, ampliando ainda mais sua capilaridade na América Latina e Caribe.

Volkswagen inicia exportações do VW Tera - Foto: Divulgação
Volkswagen inicia exportações do VW Tera – Foto: Divulgação

Ainda não foram divulgadas informações detalhadas sobre as configurações do SUV para esses mercados internacionais. É comum que veículos desenvolvidos para uma região ganhem adaptações em conjunto motriz e equipamentos ao serem introduzidos em outros locais, como aconteceu com o VW Nivus.

O Nivus, também projetado e produzido inicialmente no Brasil, foi lançado na Europa com o nome Taigo, apresentando algumas modificações para se adequar às especificidades do mercado europeu.

Tera na África do Sul

Olhando para o futuro de médio prazo, a Volkswagen já confirmou que o Tera também será vendido na África do Sul, onde deverá adotar um novo nome. Segundo o portal sul-africano Carmag, a montadora investiu cerca de 4 bilhões de rands (próximo de R$ 1,26 bilhão, na cotação atual) para produzir o modelo localmente até 2027.

Tera recebeu 5 estrelas nos testes do Latin Ncap - Foto: Divulgação
Tera recebeu 5 estrelas nos testes do Latin Ncap – Foto: Divulgação

A estratégia da Volkswagen é que, na África do Sul, o Tera (ou seu futuro batismo) ocupe um posicionamento semelhante ao da versão brasileira: acima do hatchback Polo e abaixo do SUV cupê Nivus.

Para conferir mais identidade ao modelo na região, a Volkswagen lançou uma votação online, oferecendo quatro opções de nomes para os consumidores escolherem: Tengo, Tavi, Tiva e Tion. Cada nome foi selecionado por seu significado cultural ou linguístico, buscando uma conexão mais profunda com o público sul-africano.

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Entrar no canal do Whatsapp Entrar no canal do Whatsapp
Robson Quirino
Escrito por

Robson Quirino

Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.

ASSISTA AGORA