Volkswagen inaugura eletroposto de recarga rápida; saiba detalhes 

A Volkswagen do Brasil e a Raízen, empresa que atua na geração de energia e na distribuição de combustíveis, inauguraram nesta terça-feira (12) um eletroposto de recarga rápida na fábrica VW de São Bernardo do Campo (Anchieta), no ABC paulista.

Para a montadora alemã, este foi mais um passo no País em prol da descarbonização, dando continuidade à parceria iniciada com a companhia brasileira em outubro de 2021. 

O primeiro eletroposto foi instalado na fábrica VW de Taubaté (SP), no Vale do Paraíba.  Os carregadores foram cedidos em contrato de comodato pela Raízen, e utilizados pela primeira vez no evento ID. Week, do final do ano passado. Os equipamentos foram agora disponibilizados para as unidades fabris da Volkswagen.

VEJA TAMBÉM

VW ID.3 (Foto: Divulgação/VW)

Movidos a energia limpa entre o ABC e o Vale do Paraíba

Pablo Di Si (VW), Ricardo Mussa (Raízen) e Lauran Wetemans (Shell) inauguram eletroposto (Foto: Divulgação)

A energia utilizada nos carregadores da Raízen é 100% limpa, sendo produzida a partir de fontes renováveis – predominantemente hídrica. Capazes de carregar simultaneamente em corrente contínua (DC) – com a potência de 50kW – e em corrente alternada (AC) – com a potência de 22kW –, cada carregador está equipado com conectores dos tipos CHAdeMO, CCS2 e Type-2.

“Estamos acelerando o processo de descarbonização no Brasil e esta é uma das etapas desta importante parceria com a Raízen”, enfatiza Pablo Di Si, presidente-executivo da Volkswagen América Latina. 

Agora, a Volkswagen irá proporcionar a seus visitantes um ponto de recarga rápida na Anchieta e outro em Taubaté. “Além disso, vamos utilizá-los para prosseguirmos com os testes dos VW IDs. É possível, por exemplo, percorrer o trajeto com o ID.4, que tem autonomia de aproximadamente 520 km, de uma fábrica a outra – ida e volta – sem emitir CO2 ao meio ambiente, abastecendo com energia limpa proveniente de fonte renovável”, afirma o executivo.

“Esta é mais uma etapa importante da nossa parceria para acelerar a descarbonização e a mobilidade elétrica no Brasil”, ressalta Ricardo Mussa, CEO da Raízen. A empresa dará suporte ao programa de testes dos carros elétricos da Volkswagen e segue com o compromisso de implantar uma ampla rede de eletropostos Shell Recharge no Brasil.

“Vamos acompanhar a demanda do mercado e oferecer a melhor solução de recarga rápida com uma experiência única para nossos clientes”, afirma Mussa.

A parceria entre Volkswagen do Brasil e a Raízen tem por objetivo valorizar o impacto do uso de energia renovável para descarbonização do setor automotivo.

O acordo contempla uma série de iniciativas, estimulando principalmente o uso do etanol, aliado à estratégia complementar entre carros elétricos, híbridos e flex, a instalação de postos de recarga para os carros elétricos da marca, e o fornecimento de energia renovável para as fábricas e  para a rede de concessionárias da marca Volkswagen no Brasil.

O Volkswagen ID.4

O VW ID.4 (Foto: Divulgação/Volkswagen)

O VW ID.4 foi apresentado oficialmente em setembro do ano passado. Do mesmo modo que os outros carros elétricos da marca, o ID.4 é montado na plataforma modular para carros elétricos MEB – compartilhada com modelos da Audi, da Škoda e da Seat.

O carro possui um porte imponente, com 4,58 m de comprimento, 1,85 m de largura e 1,64 m de altura – medidas próximas às do VW Taos. Suas linhas são “limpas, puras e modernas”, nas palavras da montadora alemã. 

Na dianteira, os faróis estão unidos por uma barra de LED, posicionada na mesma altura dos logotipos. Na traseira, uma barra de luz vermelha cruza a tampa do porta-malas. A placa fica localizada na altura do para-choque. O design lateral mostra seu lado mais futurístico. As grandes rodas de 20 polegadas possuem design esportivo.

O interior do VW ID.4 mistura conforto, um bom nível de requinte e diversos itens tecnológicos. A central multimídia pode ter tela de 10 ou de 12 polegadas –  a segunda é oferecida como opcional. O painel de instrumentos digital tem 5,3 polegadas. Um item que vem se tornando muito comum entre os veículos mais modernos e que o ID.4 também oferece é o serviço de atualizações remotas – over-the-air (OTA).

A potência do motor elétrico depende da versão do carro. Uma das opções pode gerar potência máxima de 204 cv e torque de 31,6 kgf.m. Na versão esportiva GT, o propulsor desenvolve 299 cv e 46,9 kgf.m.

O ID.4 vem equipado com uma bateria de 77 kWh,  que permite uma autonomia de 522 km (ciclo WLTP). A Volkswagen afirma que o sistema de recarga rápida pode fazer com que o carro consiga recuperar 80% de energia em aproximadamente 30 minutos.

Interior do VW ID.4 (Foto: Divulgação/Volkswagen)
Paulo Silveira LimaJornalista com 20 anos de experiência profissional como repórter nas principais redações de jornais do Brasil, como Gazeta Mercantil, Folha SP, Estadão e Jornal do Brasil e em cargos de coordenação, edição e direção. Formado em Jornalismo pela Caśper Líbero.
Fechar
Sair da versão mobile