Volkswagen inaugura eletroposto de recarga rápida; saiba detalhes 

A Volkswagen do Brasil e a Raízen, empresa que atua na geração de energia e na distribuição de combustíveis, inauguraram nesta terça-feira (12) um eletroposto de recarga rápida na fábrica VW de São Bernardo do Campo (Anchieta), no ABC paulista.

Para a montadora alemã, este foi mais um passo no País em prol da descarbonização, dando continuidade à parceria iniciada com a companhia brasileira em outubro de 2021. 

O primeiro eletroposto foi instalado na fábrica VW de Taubaté (SP), no Vale do Paraíba.  Os carregadores foram cedidos em contrato de comodato pela Raízen, e utilizados pela primeira vez no evento ID. Week, do final do ano passado. Os equipamentos foram agora disponibilizados para as unidades fabris da Volkswagen.

VEJA TAMBÉM

Volkswagen inaugura eletroposto de recarga rápida; saiba detalhes 
VW ID.3 (Foto: Divulgação/VW)

Movidos a energia limpa entre o ABC e o Vale do Paraíba

Pablo Di Si (VW), Ricardo Mussa (Raízen) e Lauran Wetemans (Shell) inauguram eletroposto (Foto: Divulgação)

A energia utilizada nos carregadores da Raízen é 100% limpa, sendo produzida a partir de fontes renováveis – predominantemente hídrica. Capazes de carregar simultaneamente em corrente contínua (DC) – com a potência de 50kW – e em corrente alternada (AC) – com a potência de 22kW –, cada carregador está equipado com conectores dos tipos CHAdeMO, CCS2 e Type-2.

“Estamos acelerando o processo de descarbonização no Brasil e esta é uma das etapas desta importante parceria com a Raízen”, enfatiza Pablo Di Si, presidente-executivo da Volkswagen América Latina. 

Agora, a Volkswagen irá proporcionar a seus visitantes um ponto de recarga rápida na Anchieta e outro em Taubaté. “Além disso, vamos utilizá-los para prosseguirmos com os testes dos VW IDs. É possível, por exemplo, percorrer o trajeto com o ID.4, que tem autonomia de aproximadamente 520 km, de uma fábrica a outra – ida e volta – sem emitir CO2 ao meio ambiente, abastecendo com energia limpa proveniente de fonte renovável”, afirma o executivo.

“Esta é mais uma etapa importante da nossa parceria para acelerar a descarbonização e a mobilidade elétrica no Brasil”, ressalta Ricardo Mussa, CEO da Raízen. A empresa dará suporte ao programa de testes dos carros elétricos da Volkswagen e segue com o compromisso de implantar uma ampla rede de eletropostos Shell Recharge no Brasil.

“Vamos acompanhar a demanda do mercado e oferecer a melhor solução de recarga rápida com uma experiência única para nossos clientes”, afirma Mussa.

A parceria entre Volkswagen do Brasil e a Raízen tem por objetivo valorizar o impacto do uso de energia renovável para descarbonização do setor automotivo.

O acordo contempla uma série de iniciativas, estimulando principalmente o uso do etanol, aliado à estratégia complementar entre carros elétricos, híbridos e flex, a instalação de postos de recarga para os carros elétricos da marca, e o fornecimento de energia renovável para as fábricas e  para a rede de concessionárias da marca Volkswagen no Brasil.

O Volkswagen ID.4

A Volkswagen deve passar a Tesla no número de carros elétricos vendidos ao redor do mundo até 2024, conforme previsão, entenda os detalhes
O VW ID.4 (Foto: Divulgação/Volkswagen)

O VW ID.4 foi apresentado oficialmente em setembro do ano passado. Do mesmo modo que os outros carros elétricos da marca, o ID.4 é montado na plataforma modular para carros elétricos MEB – compartilhada com modelos da Audi, da Škoda e da Seat.

O carro possui um porte imponente, com 4,58 m de comprimento, 1,85 m de largura e 1,64 m de altura – medidas próximas às do VW Taos. Suas linhas são “limpas, puras e modernas”, nas palavras da montadora alemã. 

Na dianteira, os faróis estão unidos por uma barra de LED, posicionada na mesma altura dos logotipos. Na traseira, uma barra de luz vermelha cruza a tampa do porta-malas. A placa fica localizada na altura do para-choque. O design lateral mostra seu lado mais futurístico. As grandes rodas de 20 polegadas possuem design esportivo.

O interior do VW ID.4 mistura conforto, um bom nível de requinte e diversos itens tecnológicos. A central multimídia pode ter tela de 10 ou de 12 polegadas –  a segunda é oferecida como opcional. O painel de instrumentos digital tem 5,3 polegadas. Um item que vem se tornando muito comum entre os veículos mais modernos e que o ID.4 também oferece é o serviço de atualizações remotas – over-the-air (OTA).

A potência do motor elétrico depende da versão do carro. Uma das opções pode gerar potência máxima de 204 cv e torque de 31,6 kgf.m. Na versão esportiva GT, o propulsor desenvolve 299 cv e 46,9 kgf.m.

O ID.4 vem equipado com uma bateria de 77 kWh,  que permite uma autonomia de 522 km (ciclo WLTP). A Volkswagen afirma que o sistema de recarga rápida pode fazer com que o carro consiga recuperar 80% de energia em aproximadamente 30 minutos.

VW ID.3 e ID.4 chegam ao Brasil
Interior do VW ID.4 (Foto: Divulgação/Volkswagen)

Paulo Silveira Lima
Paulo Silveira LimaJornalista com 20 anos de experiência profissional como repórter nas principais redações de jornais do Brasil, como Gazeta Mercantil, Folha SP, Estadão e Jornal do Brasil e em cargos de coordenação, edição e direção. Formado em Jornalismo pela Caśper Líbero.
ASSISTA AGORA
Veja mais ›
Fechar