Volkswagen implementa tecnologia de videogames para aumentar produtividade
Recurso adotado captura imagens de funcionários e colaboradores e permite analisar aspectos ergonômicos dos postos de trabalho
A principal montadora alemã no Brasil está investindo em tecnologias que aumentem a produtividade de seus colaboradores. Chamada de “Fábrica Digital”, a inovação é brasileira e utiliza aspectos explorados nos videogames para aprimorar a ergonomia dos postos de trabalho.
As análises são feitas após uma câmera captar imagens de um trabalhador simulando o movimento necessário para a realização de um processo produtivo. Em seguida, softwares especializados detalham informações como peso da peça, número de repetições que será feita pelo operador, além de ângulo de visão e de postura do trabalhador.
Por ora, a tecnologia está sendo utilizada nas áreas de Engenharia de Manufatura e Ergonomia. A estrutura é composta por 50 softwares que utiliza mais de 140 licenças para simular virtualmente os processos de diversas áreas antes de iniciar a implementação física.
De acordo com a marca, os investimentos realizados na novidade tecnológica já pouparam gastos na casa dos R$ 93 milhões entre janeiro de 2011 e dezembro de 2013. Na economia entram fatores como redução do tempo de planejamento e de insumos, otimização dos fluxos produtivo e logístico e queda nos gastos com fabricação.
Rodrigo Loureiro é repórter do site Garagem 360 e da Agência Entre Aspas. Em 2014 atuou na redação do portal UOL Esporte e também já escreveu para as editorias de tecnologia e turismo de outros portais e publicações.