Volkswagen Golf GTI é esportivo dos sonhos; confira todos os detalhes
Volkswagen Golf GTI: design, conjunto mecânico e mais; veja mais informações sobre esse lançamento
O Volkswagen Golf GTI está de volta ao mercado brasileiro na versão 8,5, que nada mais é do que um facelift da oitava geração — lançada originalmente em 2019, ano em que o modelo foi descontinuado por aqui. Agora, o hatch retorna com visual mais refinado e o mesmo DNA esportivo que o consagrou entre os entusiastas da categoria.
Como é o Volkswagen Golf GTI?
Na parte frontal, o novo Golf GTI chama atenção pelas linhas arredondadas e pela grade em padrão hexagonal. Os faróis ficaram mais finos e se conectam por uma barra de LED que percorre toda a dianteira na linha do capô, acompanhada por uma linha vermelha exclusiva da versão GTI. Esse detalhe reforça o caráter esportivo do carro mesmo à distância.
Leia também:
-
GM apresenta solução definitiva para correia dentada banhada a óleo
-
Conheça o BYD E7, sedã de R$ 81.554, com mais autonomia que Dolphin e preço de Renault Kwid
Traseira do Volkswagen Golf GTI
Na traseira, as alterações foram mais discretas. As lanternas também ficaram mais afiladas e receberam recorte alinhado à tampa do porta-malas, que possui capacidade de 380 litros.
A sigla “GTI” agora aparece centralizada e em destaque, abandonando a posição lateral usada nas gerações anteriores. O emblema da Volkswagen ganhou ainda mais protagonismo com o novo design. Na frente, ele é iluminado pela barra de LED; atrás, serve como alavanca de abertura do porta-malas.
Outro detalhe interessante está nas rodas de liga leve de 17 polegadas. O logo da VW nelas tem eixo de giro próprio, o que significa que ele permanece sempre “em pé”, independentemente da posição em que o carro esteja estacionado.
Novo Volkswagen Golf GTI – Detalhes Técnicos e Comparativos
Atributo | Informação |
---|---|
Motorização | 2.0 TSI turbo, 4 cilindros, injeção direta (EA888) |
Potência e torque | 265 cv e 45,1 kgfm (34 cv e 9,4 kgfm a mais que o Jetta GLI) |
Câmbio | Automatizado DSG, dupla embreagem, 7 marchas, banhado a óleo |
Desempenho | 0 a 100 km/h em 5,9 segundos |
Central multimídia | MIB4 de 12,9″, com comandos de voz, IA e integração ao ChatGPT |
Destaques internos | Painel com LED, bancos xadrez, volante multifuncional com detalhes em vermelho |
Capacidade porta-malas | 380 litros |
Preço na Europa | € 53.000 (~R$ 340.000) |
Expectativa de preço no Brasil | Acima de R$ 400 mil, considerando rivais |
Comparativo com Rivais | |
Honda Civic Type R | 2.0 turbo – 297 cv, 42,8 kgfm, câmbio manual de 6 marchas (R$ 429.900) |
Toyota GR Corolla | 1.6 turbo (3 cilindros) – 304 cv, 37,7 kgfm, câmbio manual de 6 marchas (R$ 416.990) |
E você, como avalia o Volkswagen Golf GTI? Comente e compartilhe a sua opinião com outros leitores do Garagem360.
Leia também: Honda HR-V é o SUV usado dos sonhos; saiba o porquê