Volkswagen Fusca sai de linha no Brasil; relembre a evolução do besouro ao longo dos anos

Após seis anos de estrada, a terceira geração do Volkswagen Fusca saiu de linha no Brasil e não aparece mais no site da montadora.

Após seis anos de estrada, a terceira geração do Volkswagen Fusca saiu de linha no Brasil. Lançado em 2012, o modelo voltava a ser batizado com o apelido brasileiro que se tornou oficial em 1982. Além de deixar para trás o nome em inglês New Beetle de seu antecessor, o besouro trazia visual menos arredondado e mais esportividade sob o capô.

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Assim como a segunda geração, o Fusca moderno era um carro de imagem que compartilhava plataforma com o Golf. Se o New Beatle utilizava a do hatch de quarta geração, seu sucessor pulava dois modelos e pegava emprestada a do de sexta geração, que nunca veio para o Brasil.

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Embora deixe de ser vendido no País, a vida do besouro atual está próxima do fim no mundo todo. As primeiras especulações que surgem sobre a quarta geração do besouro dizem que ele deve seguir como um carro de imagem, mas dessa vez como um elétrico. Como o conceito I.D. Buzz, apontado como sucessor da Kombi, terá propulsor movido a energia elétrica, é bem provável que o boato seja confirmado nos próximos anos.

Fim do CC

Porém, não foi só o Fusca que deixou de ser oferecido. O cupê de quatro portas CC também não figura mais no site da marca alemã. Derivado da geração anterior do Passat, o modelo apostava em linhas mais agressivas que as do sedã. No exterior seu sucessor já foi anunciado. O Arteon foi apresentado durante o Salão de Genebra de 2017, mas não há previsão de lançamento no Brasil.

Evolução Volkswagen Fusca

Para relembrar toda a trajetória do Volkswagen Fusca, veja na galeria especial toda a evolução do modelo. Desde 1930 até a versão atual.

 

Escrito por

Leo Alves

Jornalista formado na Universidade Metodista de São Paulo e participante do curso livre de Jornalismo Automotivo da Faculdade Cásper Líbero, sou apaixonado por carros desde que me conheço por gente. Já escrevi sobre tecnologia, turismo e futebol, mas o meu coração é impulsionado por motores e quatro rodas (embora goste muito de aviação também). Já estive na mesma sala que Lewis Hamilton, conversei com Rubens Barrichello e entrevistei Christian Fittipaldi.

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