Volkswagen Fusca mais rápido da história atinge 330 km/h nos EUA

Modificado pela própria Volkswagen, uma unidade do Fusca bateu o recorde de velocidade máxima no deserto de sal que fica em Bonnevile, nos Estados Unidos. O carro atingiu a marca de 330 km/h (215,122 milhas por hora), se tornando o besouro mais rápido da história, segundo a fabricante alemã.

Batizado de Beetle LSR, o modelo sofreu diversas alterações para bater o recorde. O motor 2.0 TSI que rende 211 cv na versão comercializada no Brasil, foi recalibrado para render 550 cv de potência e 58,2 kgfm de torque. Para mais que dobrar a potência do motor, a montadora trocou turbo e pistões, entre outros itens.

A suspensão foi rebaixada o máximo possível e o ‘super’ Fusca ainda recebeu rodas e pneus especiais. Para conseguir frear o carro, a Volkswagen precisou implementar dois paraquedas na traseira, como nos veículos de arrancada.

No interior, somente o necessário. Qualquer item de conforto ficou de fora do Fusca, que tem somente um banco de corrida, gaiolas de proteção e sistema de extinção de incêndio na cabine.

Escrito por

Leo Alves

Jornalista formado na Universidade Metodista de São Paulo e participante do curso livre de Jornalismo Automotivo da Faculdade Cásper Líbero, sou apaixonado por carros desde que me conheço por gente. Já escrevi sobre tecnologia, turismo e futebol, mas o meu coração é impulsionado por motores e quatro rodas (embora goste muito de aviação também). Já estive na mesma sala que Lewis Hamilton, conversei com Rubens Barrichello e entrevistei Christian Fittipaldi.

wpDiscuz
Sair da versão mobile