Volkswagen Fox sai de linha após 18 anos; saiba os motivos!

Volkswagen Fox
O Volkswagen Fox deixa o mercado brasileiro após 18 anos (Foto: Divulgação/VW)

O fim de uma era. Um dos carros mais econômicos do Brasil deixará de ser produzido. Estamos falando do Volkswagen Fox, que sai de linha após 18 anos. Em comunicado à imprensa, a montadora alemã confirmou que o veículo já não está sendo produzido no estado do Paraná. Este carro foi desenvolvido no Brasil. Até na Europa foi comercializado. Sem falar que deu origem ao CrossFox e ao SpaceFox.

Ele estava sendo fabricado na planta da marca em São José dos Pinhais-PR. De acordo com a montadora alemã, ele cederá o seu  espaço para ampliar a produção do T-Cross. O SUV foi um dos carros mais vendidos do Brasil no mês passado. A marca diz que ele alcançará neste mês a marca de 200 mil unidades produzidas.

Já o Gol acabará se tornando o carro mais barato da marca no Brasil. O Fox deixa de ser feito na cidade paranaense após quase duas décadas. A última unidade feita foi um Fox Xtreme pintado na cor Vermelho Tornado.

Volkswagen Fox
Foto: Divulgação/VW)

Volkswagen Fox sai de linha após 18 anos; saiba o motivo!

Esta era a única versão oferecida.  Este exemplar irá para o acervo da Volkswagen. Assim, se juntará a outros modelos clássicos na Garagem VW. Este é localizado na fábrica da Anchieta, na cidade de São Bernardo do Campo-SP. Esta foi uma das 1,8 milhões unidades que foram fabricadas desde seu lançamento.

Desde o seu lançamento, em 2003, o Fox foi produzido exclusivamente na fábrica do Paraná e ao longo destes 18 anos se consolidou como um modelo muito querido pelos colaboradores e desejado pelos clientes. O T‑Cross segue o mesmo caminho e é motivo de orgulho ver um produto da nossa planta se tornar um sucesso de vendas no Brasil e no exterior”, disse Leandro Lemos de Oliveira, plant manager da Volkswagen em São José dos Pinhais, em comunicado.

E esta foi a última unidade de um carro que fez história no Brasil. Ele foi apresentado no mercado nacional em 2003. A partir do conceito Designed Around the Passenger (desenhado em torno do passageiro), este carro foi pensado de “dentro pra fora”, segundo a montadora.

Volkswagen Fox
VW Fox (Foto: Divulgação/VW)

Seu nome também causou dúvidas. A expectativa de muitos era que ele se chamasse VW Tupi. O responsável por seu design, que o acompanhou durante toda a carreira, foi o designer Luiz Alberto Veiga.

No primeiro momento, apenas o modelo de três portas foi oferecido.Ele estava sendo vendido com motores 1.0 e 1.6 Total Flex. Logo depois, em 2004, foram adicionadas as portas traseiras. Baseado na plataforma PQ24, o pequeno chegou a ser vendido no mercado europeu. Esta chegada ao Velho Continente aconteceu em 2005. Já a sua saída foi em 2011.

Polêmica e reestilizações

VW Fox (Foto: Divulgação/VW)

Tudo estava indo bem, até que os problemas com o sistema de rebatimento dos bancos traseiros começaram a aparecer. Muitas pessoas ficaram com os dedos feridos. Em um primeiro momento, a marca disse que não tinha necessidade de realizar um recall. Porém, depois de idas e vindas, ela acabou convocando o carro em 2008.

De acordo com o jornal “Estado de São Paulo”, foram convocadas 477 mil unidades do carro (Fox, SpaceFox e CrossFox) para colocação de um anel de borracha sobre a argola onde tinha uma fita fixada. Este tinha a função de acionar o rebatimento dos bancos. Unidades exportadas também foram chamadas.

VW Fox Bluemotion (Foto: Divulgação/VW)

Depois disso, a linha do Volkswagen Fox passou por duas reestilizações. A primeira aconteceu em 2010, quando ganhou uma nova grade dianteira, novos faróis e um painel redesenhado. No caminho entre esta mudança e a última, realizada em 2014, o carro passou a contar com o motor EA211 1.0 de três cilindros. Ele equipava a versão Bluemotion.

Nos últimos anos, poucas mudanças. Na linha 2021, ele estava sendo oferecido nas versões Connect e Extreme. Aliás, ainda é possível vê-lo no configurador oficial da marca. O primeiro está com preços a partir de R$ 61.690 (preço do site). Já o segundo está custando a partir de R$ 67.430 (preço do site).

Volkswagen Fox
VW Fox (Foto: Divulgação/VW)
VW Fox (Foto: Divulgação/VW)

Ambos estão equipados com um motor 1.6. Ele pode gerar uma potência máxima de 104 cv a 5.250 rpm e torque máximo de 15,6 kgfm a 2.500 giros.

CrossFox e SpaceFox

Volkswagen Fox
VW CrossFox (Foto: Divulgação/VW)

Nos anos seguintes, mais novidades. A versão aventureira CrossFox foi lançada em 2005 e tinha um motor 1.6 Total Flex. Esta fez bastante sucesso. Ainda mais por trazer uma suspensão elevada, apliques esportivos e um estepe na traseira. Este saiu de cena em 2017.

VW SpaceFox (Foto: Divulgação/VW)

Já no ano seguinte, a VW anunciou o lançamento da SpaceFox. Esta minivan tinha como principal atributo o espaço interno. Ela tinha um entre-eixos de 2.464 mm e porta-malas de 430 litros. Ele deixou de ser produzido há dois anos atrás. Os dois também sofreram as mesmas mudanças visuais do hatch.

(Com informações de Revista Auto Esporte e Volkswagen)

O que você achou? Siga @sitegaragem360 no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui

Pedro Giordan
Pedro GiordanJornalista graduado pela Universidade Metodista de São Paulo em 2017. Redator do Garagem360 desde 2021, onde acumula desde então experiência e pesquisas sobre o setor automotivo. Anteriormente, trabalhou em redação jornalística, assessoria de imprensa, blog sobre futebol e site especializado em esportes.
ASSISTA AGORA
×

Mais veloz que esses carros? Apenas as notícias que traremos até você!

Cadastre-se na nossa newsletter e além de ficar por dentro de todos lançamentos, você também será o primeiro a ser notificado dos nossos testes e outras noticias incríveis por e-mail!
Veja mais ›
Fechar