Volkswagen firma parceria com Instituto Eldorado de tecnologia
A Volkswagen anunciou parceria com o Instituto Eldorado para o desenvolvimento de novas tecnologias, entre elas a 2ª geração do VW Play.
A Volkswagen anunciou uma parceria com o Instituto Eldorado para aprofundar as pesquisas e o desenvolvimento de novas tecnologias. O acordo estratégico prevê, entre outras frentes de inovação, apoio ao desenvolvimento da segunda geração do sistema de infoentretenimento VW Play.
O termo de cooperação foi assinado na quarta-feira (3), em Campinas (SP), na sede do Instituto Eldorado, e contou com a participação de Ciro Possobom, COO da Volkswagen do Brasil, Roberto Soboll, superintendente do Instituto Eldorado, Igor Nazareth, diretor de planejamento e relações institucionais da Embrapi (organização social vinculada ao Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovações) e Matthias Michniacki, vice-presidente de Desenvolvimento do Produto da Volkswagen do Brasil.
Volkswagen pretende se tornar empresa provedora de tecnologia
“Esse acordo é mais um passo importante que a Volkswagen dá na direção de se tornar uma empresa provedora de tecnologia. Tudo isso aproveitando o conhecimento local”, afirma Ciro Possobom. “Isso já ocorreu quando lançamos o VW Play e, com a segunda geração desse sistema, vamos além. Será uma evolução baseada na experiência dos usuários e pensada nos benefícios reais do cliente”, projeta o executivo.
O VW Play estreou mundialmente em 2020, com o Nivus, e sua nova geração trará novidades como o carro conectado, telas maiores e com mais resolução e ainda mais capacidade de processamento.
Desenvolvimento nacional
Desenvolvido na América Latina, o VW Play é um projeto global, presente em veículos do Grupo Volkswagen em mais de 70 países. O desenvolvimento da nova geração da plataforma contará com um time de cerca de 20 pessoas e tem como objetivo oferecer mais autonomia de software e maior nível de nacionalização do sistema.
“O VW Play foi o primeiro sistema de infoentretenimento a oferecer um ambiente virtual exclusivo para os clientes Volkswagen, com aplicativos e serviços inéditos em um veículo, sempre com o objetivo de oferecer uma experiência digital simples, segura e divertida”, explica Matthias Michniacki. “A evolução desse sistema faz parte de uma estratégia robusta da Volkswagen em oferecer ainda mais tecnologia, inovação e conveniência para os clientes da marca”, afirma.
Roberto Soboll acrescenta que a parceria demonstra a relevância do Brasil no desenvolvimento de plataformas globais de software. “Junto com a Volkswagen, o Eldorado fará uso de sua ampla experiência em pesquisa e desenvolvimento de tecnologias inovadoras, trabalhando na evolução do sistema de infotainment VW Play”.
No mercado brasileiro, o VW Play está presente atualmente nos modelos Polo, Virtus, Nivus, T-Cross, Taos e Jetta GLI.
Jornalista com 20 anos de experiência profissional como repórter nas principais redações de jornais do Brasil, como Gazeta Mercantil, Folha SP, Estadão e Jornal do Brasil e em cargos de coordenação, edição e direção. Formado em Jornalismo pela Caśper Líbero.