Volkswagen entra para o negócio de baterias através da PowerCO

A Volkswagen acaba de iniciar o processo para desenvolver baterias próprias através da marca PowerCo que terá fábrica na Alemanha.

A PowerCo será responsável pelas atividades globais do Grupo Volkswagen relacionadas a baterias. De acordo com o planejamento serão investidos mais de €20 bilhões, e há um potencial de vendas de €20 bilhões.

A Volkswagen acaba de iniciar o processo para desenvolver baterias próprias através da marca PowerCo que terá fábrica na Alemanha (Foto: Divulgação)

PowerCO é a empresa responsável da Volkswagen para desenvolver novas baterias

A Volkswagen mantém consistentemente sua estratégia de mobilidade elétrica, com a intenção de ser líder em vendas da categoria a partir de 2024.

E para dar início à sua ofensiva de baterias, o grupo alemão lançou a pedra fundamental de sua primeira fábrica de células em Salzgitter, na presença do chanceler alemão Olaf Scholz.

A produção começará em 2025. A responsabilidade pelo negócio global de baterias será assumida pela recém-criada empresa PowerCo, com efeito imediato.

Além da produção de células, a nova empresa será responsável por atividades ao longo de toda a cadeia de valor das baterias. Até 2030, a PowerCo deverá investir juntamente com parceiros mais de €20 bilhões na área de negócios, gerando vendas anuais acima de €20 bilhões e empregar até 20 mil pessoas apenas na Europa.

Sobre a cerimônia de início das obras, o chanceler alemão Olaf Scholz declarou: “Hoje é um bom dia para a indústria automotiva na Alemanha e na Europa. A Volkswagen está mostrando como poderá ser o futuro da mobilidade sustentável e compatível com o clima. Juntos, estamos lançando a fundação para dar forma a esse futuro de forma significativamente ampla aqui em Salzgitter.”

Herbert Diess, CEO da Volkswagen AG afirmou: “Hoje não estamos apenas lançando uma pedra fundamental, mas também estabelecendo um marco estratégico. O negócio de células de baterias é um dos fundamentos de nossa estratégia NEW AUTO, que tornará a Volkswagen uma provedora líder da mobilidade sustentável e orientada por software do amanhã.

Estabelecer nossa própria fábrica de células é um megaprojeto em termos técnicos e econômicos. Isso demonstra que estamos trazendo a tecnologia de ponta do futuro para a Alemanha!”

Para mais à frente estão planejados mais produtos, como grandes sistemas de armazenamento para a rede de energia. Após Salzgitter, na Alemanha, a próxima fábrica de células será localizada em Valência.

No momento, estão sendo determinados os locais para mais três fábricas de células na Europa. Além da Europa, a PowerCo também está estudando a possibilidade e estabelecer outras gigafábricas na América do Norte.

A PowerCo será dirigida pelo CEO Frank Blome e os membros do Conselho Sebastian Wolf (Chief Operations Officer), Kai Alexander Müller (Chief Financial Officer), Soonho Ahn (Chief Technology Officer), Jörg Teichmann (Chief Purchasing Officer) e Sebastian Krapoth (Chief Human Resources Officer).

Marca pode ser líder de elétricos em 2024 (Foto: Divulgação)

Local servirá de fábrica padrão do Grupo Volkswagen

Por ocasião da cerimônia de início das obras, o Grupo apresentou pela primeira vez o conceito da fábrica padrão. Salzgitter deverá ser um modelo para fábricas de células na Europa e estabelecerá novos parâmetros em termos de sustentabilidade e inovação.

“Aquilo que testamos milhões de vezes com as plataformas de veículos como a MQB e MEB também servirá como fundação para estabelecer a produção de células: vamos padronizar com base nos padrões europeus e aumentar a escala. Dessa forma, combinaremos velocidade e otimização de custos com os mais altos níveis de qualidade”, disse o CEO da PowerCo Frank Blome.

A padronização não irá incluir apenas equipamento, prédios e infraestrutura, mas também os produtos, processos e TI (Tecnologia da Informação). Assim, as fábricas poderão ser convertidas rapidamente para futuros produtos e serão criadas inovações na produção.

Cada fábrica irá operar 100% com eletricidade de fontes regenerativas e será projetada para uma futura reciclagem em ciclo fechado.

Primeira unidade será na Alemanha, mas há intenção de desenvolver oura unidade na América do Norte (Foto: Divulgação)

Escrito por

Nicole Santana

Jornalista e especialista em comunicação empresarial, com bagagem de mais de três anos atuando ativamente no setor automotivo e premiada em 2016 por melhor reportagem jornalística através do concurso da Auto Informe. Atualmente dedica-se à redação do portal Garagem 360, produzindo notícias, testes e conteúdo multimídia sobre o universo automobilístico.

wpDiscuz
Sair da versão mobile