Volkswagen e Ford ampliam colaboração com a plataforma elétrica MEB
Volkswagen e Ford vão dobrar o volume planejado para a MEB para 1,2 milhão de unidades num período de seis anos. Crossover elétrico está previsto para 2023.
A Ford Motor Company e o Grupo Volkswagen estão ampliando sua parceria na mobilidade elétrica. A Ford planeja produzir mais um modelo elétrico para o mercado europeu baseado na plataforma MEB (Modular Electric Toolkit). A montadora estadunidense também vai dobrar seu volume planejado para a MEB para 1,2 milhão de unidades num período de seis anos.
Volkswagen e Ford e a plataforma elétrica MEB
O acordo foi assinado como parte da aliança estratégica entre a Volkswagen e a Ford, que inclui mobilidade elétrica, veículos comerciais e condução autônoma. Projetada como uma plataforma de veículos aberta, a MEB permite aos fabricantes de veículos eletrificar seus portfólios rapidamente e com eficiência nos custos.
O primeiro modelo da Ford utilizando a MEB será um crossover totalmente elétrico. Ele deverá sair da linha de montagem do Centro de Eletrificação da Ford em Colônia, na Alemanha, a partir de 2023. A empresa ainda não divulgou detalhes sobre um segundo modelo, que está em fase de planejamento. Originalmente, a Ford havia planejado fazer apenas um modelo baseado na MEB, com um volume total em torno de 600 mil unidades.
Para a Volkswagen, a ampliação da colaboração com a Ford será um passo a mais no sentido de tornar-se uma fornecedora de plataformas para veículos elétricos, como um pilar adicional ao seu negócio central.
O novo elétrico da Ford
Segundo informações veiculadas pela imprensa europeia, o futuro crossover da Ford apresentará uma tela de infoentretenimento com resolução 4K com a incrível dimensão de 1,1 metro integrada na parte superior do painel. A partir de 2023, todos os veículos Ford serão equipados com esse sistema de informações e entretenimento, baseado em Android, e o crossover produzido em Colônia provavelmente será o primeiro a apresentá-lo.
Em termos de motorizações, o novo Ford seguirá o ID.4 da Volkswagen, oferecendo versões de tração traseira e tração nas quatro rodas, com potência variando de 146 cv a 201 cv no modelo padrão. Uma versão esportiva de 295 cv, possivelmente denominada GT, como na versão mais potente do Mach-E, é ventilada.
Entenda o que é a MEB
A plataforma MEB, que pode ser usada por várias marcas e fabricantes, já fornece a base tecnológica para dez modelos elétricos de cinco marcas diferentes. Utilizada para produzir aproximadamente 300 mil unidades em 2021, ela é uma das plataformas elétricas líderes em todo o mundo.
A MEB proporciona um alto nível de competitividade, ao mesmo tempo em que permite uma liberdade considerável no projeto e desenvolvimento dos modelos. Ela cobre uma ampla gama de segmentos e tipos de veículos, desde carros compactos a SUVs e vans.
O modelo mais recente baseado na MEB é o Volkswagen ID. Buzz, também conhecido como Kombi Elétrica, que foi apresentado mundialmente na semana passada.
A MEB também proporciona uma base de custos muito mais competitiva em comparação a outros veículos elétricos, devido à utilização de economias de escala em todo o mundo. Ela é fabricada principalmente nas instalações alemãs da Volkswagen Group Components nas cidades de Braunschweig, Kassel e Salzgitte, na Alemanha.
Para ajudar a alcançar o sucesso da eletromobilidade globalmente, a Volkswagen compartilha a MEB e outras plataformas do grupo por meio de parcerias com outras empresas. A futura plataforma SSP da Volkswagen também será compartilhada com parceiros. Sua utilização por várias marcas e fabricantes foi levada em consideração desde o início de seu desenvolvimento.
Jornalista com 20 anos de experiência profissional como repórter nas principais redações de jornais do Brasil, como Gazeta Mercantil, Folha SP, Estadão e Jornal do Brasil e em cargos de coordenação, edição e direção. Formado em Jornalismo pela Caśper Líbero.