Volkswagen divulga novas imagens do Volkswagen T-Roc: o híbrido “à la Toyota”
As primeiras imagens do novo Volkswagen T-Roc vazaram, revelando o design e a principal novidade: um sistema híbrido completo, similar ao da Toyota. Saiba como a tecnologia pode mudar a estratégia global da VW.
A Volkswagen está se preparando para revelar a segunda geração do T-Roc, com estreia prevista para o Salão do Automóvel de Munique, na Alemanha, em setembro. Além do novo visual, a principal novidade do SUV compacto é a introdução de um inédito sistema de propulsão híbrida, que pode revolucionar a estratégia da marca.

Volkswagen divulga novas imagens do Volkswagen T-Roc
De acordo com o presidente executivo da empresa, Thomas Schäfer, o novo T-Roc será o primeiro modelo da Volkswagen a utilizar um sistema híbrido completo, diferente dos modelos plug-in ou mild-hybrid já existentes.
A tecnologia funcionará de forma semelhante ao sistema Hybrid Synergy Drive da Toyota, podendo usar o motor a combustão, o motor elétrico ou ambos para mover o veículo, o que garante maior eficiência no consumo de combustível.
A decisão de adotar essa tecnologia é uma resposta direta à desaceleração nas vendas de veículos 100% elétricos em alguns mercados-chave, como os Estados Unidos.
“Precisávamos fazer isso de qualquer maneira, porque a América do Sul e a China precisam de um sistema de transmissão híbrido”, disse Schäfer, reforçando que o T-Roc é fabricado nessas regiões. Ele completou que a empresa vai ter tanto modelos híbridos plug-in (PHEV) quanto os novos híbridos completos (HEV), sem focar em apenas uma tecnologia.
A Volkswagen já confirmou que o novo sistema híbrido será incorporado a outros modelos populares que usam a mesma plataforma MQB, como o Golf e o Tiguan, nos próximos dois anos.
Lançamento na Alemanha
O lançamento do novo T-Roc em Munique, no próximo mês, será um momento crucial para a Volkswagen. Além do T-Roc, a marca também deve apresentar o SUV elétrico ID.2X, que deve ser o sucessor elétrico do T-Cross.
O evento mostrará como a Volkswagen planeja se adaptar às novas demandas do mercado, combinando a tradição dos motores a combustão com a eletrificação.
Leia também: Surpreendeu: VW Polo eleito ‘Melhor Carro do Meio Século’
O que você acha da Volkswagen adotar um sistema híbrido? Deixe sua opinião sobre essa nova estratégia nos comentários!
Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.