Volkswagen cria híbrido flex com tecnologia Audi e desempenho semelhante à Jeep: entenda
Volkswagen vai lançar T-Cross híbrido flex com motor vindo da Audi e similar ao Jeep. Descubra os detalhes
A Volkswagen está prestes a revolucionar o mercado brasileiro com a chegada do T-Cross híbrido flex, que deverá ser lançado em 2027.
A princípio, o modelo será equipado com a nova tecnologia híbrida de 48 Volts, herdada da Audi, e promete desempenho superior ao dos sistemas convencionais de 12V, como os encontrados nos Fiat Pulse e Fastback.
Essa inovação também será aplicada na próxima geração do Nivus e trará um desempenho de tração elétrica nos momentos de alta carga, algo semelhante ao sistema Bio-Hybrid e-DCT da Stellantis usado em modelos como o Jeep Renegade e Commander.
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Como será o motor híbrido do Volkswagen T-Cross e Nivus?
Vamos lá: o motor híbrido do T-Cross e Nivus virá com a tecnologia eTSI Plus da Audi, um sistema MHEV (mild-hybrid electric vehicle) que integra um motor elétrico de 24 cv e 23,5 kgfm de torque, capaz de tracionar as rodas em modo elétrico por curtas distâncias.
Inicialmente, esse motor será acoplado a um motor 1.5 TSI Evo2, formando um conjunto híbrido leve de 48 Volts, que visa melhorar a eficiência do combustível e reduzir as emissões.
Essa tecnologia será capaz de otimizar a aceleração e a retomada, especialmente em momentos de alta carga, como ao arrancar de um farol ou em congestionamentos.
Além disso, o sistema de regeneração de energia do eTSI Plus promete um uso mais eficiente das frenagens, permitindo uma redução de consumo de combustível.
Volkswagen T-Cross híbrido flex: o que podemos esperar?
Ao que sabemos, o VW T-Cross híbrido flex será um dos primeiros modelos da Volkswagen a usar esse sistema híbrido leve de 48 Volts. Esse tipo de tecnologia não é comum no Brasil, o que torna o modelo uma grande novidade no mercado.
Apesar de o sistema não ser completamente híbrido (HEV), ele permite que o motor elétrico atue sozinho em algumas situações, como durante a partida ou em manobras de estacionamento.
Logo, isso se alinha ao que a Stellantis já faz com o Jeep Renegade e Commander Bio-Hybrid, que também utilizam um motor elétrico auxiliar para melhorar a eficiência do sistema a combustão.
Novo sistema MHEV da Volkswagen se compara ao da Stellantis?
A princípio, a VW terá um sistema híbrido leve de 48 Volts com características semelhantes ao Bio-Hybrid e-DCT da Stellantis.
No entanto, o sistema da VW contará com um motor elétrico de 24 cv e 23,5 kgfm de torque, enquanto o sistema da Stellantis oferece 30 cv e um torque não especificado. Veja só:
Especificação | Volkswagen MHEV Plus | Stellantis Bio-Hybrid e-DCT |
---|---|---|
Voltagem | 48V | 48V |
Potência elétrica | 24 cv | 30 cv |
Torque elétrico | 23,5 kgfm | N/D |
Bateria | 1,7 kWh (LFP) | 0,9 kWh (NMC) |
Velocidade máxima elétrica | N/D | 30 km/h |
Fonte: Audi e Stellantis
Comente abaixo: o que acha dessa nova tecnologia híbrida da Volkswagen? Será que o T-Cross híbrido flex vai conquistar os consumidores?
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Formada em Administração de Empresas, Jornalismo e mestranda em Comunicação. Apaixonada por setor automobilístico, true crime e livros. Fez da escrita e produção de conteúdo sua paixão e profissão.