Volkswagen completa linha do Up 2018 com a versão aventureira Cross
Após revelar o primeiro facelift do Up, a Volkswagen apresentou a versão Cross do novo modelo. O visual segue as mesmas mudanças do restante da linha.
Após revelar o primeiro facelift do Up, a Volkswagen apresentou a versão Cross do novo modelo. Visualmente, ela segue as mesmas mudanças do restante da linha, com os para-choques mais pronunciados e com novos elementos, além das novas lanternas traseiras e grade frontal com abertura maior. O Cross Up reestilizado chega às concessionárias da marca alemã ainda neste mês.
Se antes era possível comprar a versão aventureira com os motores 1.0 aspirado de 82 cv e o 1.0 turbo TSI de 105 cv, agora somente o propulsor mais potente está disponível para o Cross Up. Com isso, o modelo também perdeu a opção do câmbio automatizado, já que ela era associada sempre com o motor aspirado, ficando somente o manual de cinco marchas.
LEIA MAIS: Veja os detalhes das versões do novo Volkswagen Up
Vídeo fantástico comemora 90 anos da Volvo
Encontro de carros no Sambódromo de São Paulo vai homenagear modelos dos anos 1990
Versões
Conforme dito no lançamento da linha 2018, o Up perdeu algumas versões junto com a reestilização. Com a apresentação da pseudo-aventureira Cross, confira como ficou a nova gama do subcompacto.
Take Up!
Vem de série com pneus (175/70 R14) de baixa resistência ao rolamento, banco do motorista com regulagem de altura, palhetas do limpador de para-brisa do tipo “aerowischer”, alerta sonoro dos faróis acesos, chave do tipo canivete e lavador, limpador e desembaçador do vidro traseiro, passa a contar com iluminação no porta-malas, relógio digital e suporte para celular. Atrás do suporte do celular há, ainda, uma entrada USB para carregar o telefone.
O pacote “take completo” pode ser adquirido como opcional. Ele acrescenta direção com assistência elétrica, coluna de direção com ajuste de altura, ar-condicionado, vidros dianteiros com acionamento elétrico e travamento das portas elétrico.
Move Up!
Passa a contar, com iluminação ambiente no painel (versão TSI), volante multifuncional com acabamento de couro, computador de bordo, faróis de neblina, rodas de liga leve 14”, espelhos retrovisores externos com luzes de seta integradas e função tilt down do lado direito, sensor de estacionamento traseiro (park pilot) e para-sol com espelho do lado do motorista e do passageiro.
O tilt down regula automaticamente o espelho retrovisor do lado do passageiro, apontando para o meio-fio toda vez que a marcha à ré é engatada. Ao desengatar a marcha à ré, o espelho retorna exatamente à posição que estava ajustado previamente. O “tilt down” ainda permite que o motorista ajuste o quanto deseja que o espelho seja rebaixado ao ser acionado, melhorando o campo de visão do meio-fio.
Complementam a lista direção elétrica, chave canivete com controle remoto, ar-condicionado, vidros dianteiros e travamento central elétricos e sistema de som “Composition” com quatro alto-falantes e dois tweeters. Completo de série, o único opcional para o move up! TSI é o sistema de som “Composition Phone”.
High Up!
Acrescenta aos itens de série do Move Up os sensores de chuva e de luminosidade (crepuscular) e a função “Coming & Leaving Home”. Ela faz com que, toda vez que o veículo estiver desligado e as portas forem travadas ou destravadas, os faróis se acendam automaticamente por 30 segundos, iluminando a área próxima ao carro, garantindo comodidade ao iluminar a garagem, por exemplo.
O High Up traz de série também faróis de neblina com luz de conversão estática, recurso que amplia a área iluminada em curvas feitas em velocidade igual ou inferior a 40 km/h. Sempre que os faróis estiverem ligados (alto ou baixo) e a seta for acionada ou girar o volante, o farol de neblina do lado correspondente ao que o veículo estiver virando é acionado automaticamente. O cliente tem à disposição o sistema de som “Composition Phone” e o revestimento dos bancos em couro sintético Native.
Cross Up!
Conta com todos os itens do High Up, além dos diferenciais visuais, como para-choques exclusivos, rodas de liga leve de 15 polegadas diamantada com detalhes em preto brilhante, rack de teto, soleira das portas com aplique de alumínio, entre outros. Há a opção de equipar o modelo com revestimento dos bancos em couro sintético Native.
Jornalista formado na Universidade Metodista de São Paulo e participante do curso livre de Jornalismo Automotivo da Faculdade Cásper Líbero, sou apaixonado por carros desde que me conheço por gente. Já escrevi sobre tecnologia, turismo e futebol, mas o meu coração é impulsionado por motores e quatro rodas (embora goste muito de aviação também). Já estive na mesma sala que Lewis Hamilton, conversei com Rubens Barrichello e entrevistei Christian Fittipaldi.