Volkswagen começa a utilizar impressão em 3D nos projetos do Brasil

A impressão em 3D permite que em poucas horas, ou até mesmo em minutos, um projeto que estava na tela do computador se materialize em uma estrutura física. Considerada uma das tecnologias mais inovadoras dos últimos tempos, ela já tem sido utilizada até mesmo no setor automotivo, inclusive no Brasil.

O setor de Engenharia de Protótipos da Volkswagen tem utilizado a impressão 3D para auxiliar os projetos futuros da marca. Ela tem sido usada para compor os protótipos dos veículos que estão sendo desenvolvidos pela empresa alemã, aumentando a produtividade e colaborando para uma melhor qualidade e padronização das peças.

Por meio do software Magics, que é quem realiza os projetos, é possível saber até mesmo o peso, dimensão e partes vazadas de todas as peças.

Otimização do processo produtivo

Além de ser utilizada na criação de protótipos, a impressora 3D a laser também é utilizada na linha de produção da Volkswagen. Ela produz as chapelonas, que são peças plásticas que servem como moldes apoiados na carroceria e que ajudam a orientar os pontos de fixação de logotipos, vidros e na instalação do painel de instrumentos, por exemplo.

Escrito por

Leo Alves

Jornalista formado na Universidade Metodista de São Paulo e participante do curso livre de Jornalismo Automotivo da Faculdade Cásper Líbero, sou apaixonado por carros desde que me conheço por gente. Já escrevi sobre tecnologia, turismo e futebol, mas o meu coração é impulsionado por motores e quatro rodas (embora goste muito de aviação também). Já estive na mesma sala que Lewis Hamilton, conversei com Rubens Barrichello e entrevistei Christian Fittipaldi.

wpDiscuz
Sair da versão mobile