Tags

Notícias

Volkswagen começa a utilizar impressão em 3D nos projetos do Brasil

Créditos: Foto: Divulgação

A impressão em 3D permite que em poucas horas, ou até mesmo em minutos, um projeto que estava na tela do computador se materialize em uma estrutura física. Considerada uma das tecnologias mais inovadoras dos últimos tempos, ela já tem sido utilizada até mesmo no setor automotivo, inclusive no Brasil.

O setor de Engenharia de Protótipos da Volkswagen tem utilizado a impressão 3D para auxiliar os projetos futuros da marca. Ela tem sido usada para compor os protótipos dos veículos que estão sendo desenvolvidos pela empresa alemã, aumentando a produtividade e colaborando para uma melhor qualidade e padronização das peças.

Por meio do software Magics, que é quem realiza os projetos, é possível saber até mesmo o peso, dimensão e partes vazadas de todas as peças.

Otimização do processo produtivo

Além de ser utilizada na criação de protótipos, a impressora 3D a laser também é utilizada na linha de produção da Volkswagen. Ela produz as chapelonas, que são peças plásticas que servem como moldes apoiados na carroceria e que ajudam a orientar os pontos de fixação de logotipos, vidros e na instalação do painel de instrumentos, por exemplo.

Newsletter

Receba com exclusividade nossos conteúdos e o e-book com dicas para cuidar melhor de seu veículo.