Volkswagen bate o martelo e mantém o Polo a combustão até 2030

Em um cenário global de transição para a eletromobilidade, a Volkswagen anunciou que vai manter a produção do Polo a combustão até 2030. A decisão, tomada em meio à crescente rigidez das normas de emissão Euro 7, demonstra a confiança da marca no potencial do modelo, assim como sua relevância para o mercado. 

Thomas Schäfer confirma Polo a combustão até 2030 - Foto: Divulgação
Thomas Schäfer confirma Polo a combustão até 2030 – Foto: Divulgação

Volkswagen decide manter a produção do Polo a combustão até 2023

O Polo, um dos carros mais icônicos da VW se destaca por sua confiabilidade, economia de combustível e design atraente. No entanto, a marca alemã já havia anunciado sua descontinuação na Europa por conta da Euro 7. 

Mas voltou atrás após negociações com Bruxelas que afrouxou as regras de emissão de poluentes no velho continente. 

De acordo com Thomas Schäfer, CEO da Volkswagen, há uma série de desafios para planejar o futuro do hatch frente a difícil transição do mercado automobilístico para a eletricidade, as regulamentações mais rígidas da UE e o contínuo caso de amor dos clientes com os SUVs.

“O Polo definitivamente continuará até o final da década. O Euro 7 foi feito de uma forma razoável: acrescenta custos aos veículos, mas não de forma muito louca’.

“O que acrescenta um custo tremendo é o regulamento de segurança GSR2, com câmeras internas e algumas coisas que você precisa adicionar à plataforma. Essa é uma verdadeira complicação de custos, mas agora fizemos isso em todas as marcas e podemos continuar. Manteremos o Polo atualizado e será uma boa entrada na nossa marca”, afirmou o CEO em comunicado.

O executivo ainda disse à publicação inglesa Autocar que “não fazia sentido” manter a produção de carros compactos a combustão com o projeto original do Euro 7.

Polo Robust - Foto: Divulgação
Polo Robust – Foto: Divulgação

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Euro 7 

As novas regras de emissão Euro 7, devem entrar em vigor em 2025 na Europa, representam um grande desafio, mas também um avanço para a indústria automotiva. As normas exigem uma redução significativa nas emissões de poluentes, sobretudo o carbono. 

Para se adequar, a marca alemã investirá em novas tecnologias para seus motores a combustão, além de acelerar o desenvolvimento de veículos elétricos e híbridos, como é o caso do Golf, que deve voltar em versões eletrificadas. 

Como fica o Polo no Brasil?

O Polo é atualmente o carro mais vendido do país. Em 2023 emplacou com 111.242 unidades emplacadas e em 2024 segue na liderança. 

A decisão de manter a produção do hatch na Europa não impacta diretamente o modelo vendido aqui, ao menos que as atualizações cheguem às fábricas brasileiras. 

Por aqui, o modelo vai continuar sendo um dos mais populares, mesmo com o aumento das vendas dos eletrificados.

 

Robson QuirinoSou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.
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