Volkswagen aposta em SUV elétrico acessível com o novo ID. CROSS
A Volkswagen apresenta o ID. CROSS Concept, um SUV elétrico acessível para o mercado de 2026. Saiba mais sobre o design, a proposta de preço e a aposta da marca em carros elétricos populares.
A Volkswagen revelou seu mais novo conceito elétrico, o ID. CROSS, no salão IAA Mobility 2025, em Munique. O objetivo da marca é claro: oferecer um SUV elétrico acessível para a maioria dos compradores, que ainda consideram os veículos elétricos (VEs) muito caros. O ID. CROSS, que está confirmado para produção em 2026, é um passo em direção a essa meta.
Volkswagen aposta em SUV elétrico acessível com o novo ID. CROSS
O novo SUV se junta a outros modelos de entrada já confirmados, como o ID. Polo e o ID. Polo GTI, mostrando que a estratégia da Volkswagen é expandir sua linha de VEs para todos os segmentos de mercado.
O design do ID. CROSS combina a linguagem “Pure Positive” da marca com elementos de herança da Volkswagen, como o teto flutuante e as colunas C verticais, que remetem à icônica Kombi.
Com 415 cm de comprimento, o ID. CROSS tem dimensões similares ao T-Cross, mas com um perfil mais moderno. As rodas de 21 polegadas, criadas em parceria com a Goodyear, dão um toque de carro-conceito, e as assinaturas de luzes LED tridimensionais, tanto na dianteira quanto na traseira, destacam o visual futurista.
O interior é uma das grandes inovações, projetado para ser um “lounge” ao invés de um carro tradicional. O acabamento em tons claros e texturizados, com um tecido chamado Daisy, cria uma atmosfera mais suave. A cabine conta com modos de luz, som e climatização pré-configurados, além de folhas de eucalipto no console flutuante para reforçar a conexão com a natureza.
Apesar do visual futurista, a Volkswagen não deixou a praticidade de lado. O ID. CROSS oferece 450 litros de porta-malas, um compartimento adicional de 38 litros sob os bancos traseiros e um pequeno “porta-malas” na dianteira.
Os bancos podem ser rebatidos para criar uma área reclinável, uma homenagem à versatilidade da Kombi.
Motorização
O ID. CROSS conta com um sistema de propulsão elétrica recém-desenvolvido, formado por dois módulos centrais, e tração dianteira. O motor elétrico gera o equivalente a 211 cv de potência.
A bateria oferece uma autonomia de até 420 quilômetros no ciclo WLTP.
Com uma proposta de preço mais acessível, o ID. CROSS pode acelerar a adoção de carros elétricos no Brasil? Deixe sua opinião nos comentários!
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Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.