Volkswagen acabará com carros com câmbio manual até 2030

VW deve acabar com carros com câmbio manual até 2030. Conforme site alemão, a partir de 2023, transmissão manual deve ser reduzida na Europa.

Embora muitos motoristas prefiram carros com câmbio manual aos automáticos, a tendência da eletrificação dos carros deve, aos poucos, colocar fim a transmissão manual. Por exemplo, de acordo com o site alemão Auto Motor Und Sport, a Volkswagen pretende abolir, até o ano de 2030, o câmbio manual em países europeus. Entenda!

carros com câmbio manual

Foto: Woloko Club

Carros com câmbio manual devem ser reduzidos a partir de 2023 na Europa

A Volkswagen, conforme o site alemão, a partir de 2023 já pretende estar com seus carros com baixa oferta de câmbio manual. No caso, a próxima geração do Tiguan, por exemplo, já deve ser o primeiro modelo apenas com opção de câmbio automático. Em seguida, será o Passat (ou Variant).

Conforme a fonte, será algo inédito para os europeus. Isso porque, na Europa, há opções, praticamente, de todos os tipos de carros.

Enquanto isso, no Brasil, já temos opções da marca sem a transmissão automática. É o caso do Nivus e do Taos.

carros com câmbio manual

Nivus. Foto: Divulgação / VW)

Aproveite e leia também10 carros automáticos mais baratos em 2021 no Brasil

Por outro lado, vale destacar que o câmbio manual ainda faz sucesso em muitos lugares. No Brasil, a transmissão manual é preferida, muitas vezes, por questões de preços.

Com a alta dos preços dos carros no Brasil, os brasileiros procuram unir o conforto aos melhores preços. Assim, o câmbio manual continua “em alta”.

E, voltando ao assunto do possível fim do câmbio manual não é só a Volkswagen que segue com este plano. O mesmo site, por exemplo, acredita que a tendência deve surgir também na nos EUA e China. Além disso, é provável que a Volkswagen tenda a promover o câmbio automático em seus carros também no Brasil.

VW ID.3 1st . Foto: Divulgação/ VW

No entanto, ainda não sabemos se acabar com a transmissão manual é algo vantajoso para as montadoras em geral. Por exemplo, de acordo com site alemão, muitos motoristas consideram o câmbio automático um ponto positivo na hora de guiar, mesmo com as facilidades que o câmbio automático proporciona. Mas, mesmo que os câmbio manual “sobreviva”, a eletrificação dos carros deve avançar em todo o mundo.

Câmbio Manual

Aproveitando o assunto, vale destacar que, como todo equipamento de um carro, o câmbio manual tem as suas vantagens e desvantagens. Por exemplo, conforme a empresa de consórcio de veículos Embracon, a transmissão tem as vantagens:

  • Deixa o preço do automóvel mais barato;
  • Sua manutenção é mais barata;
  • Mais controle da potência;
  • Mais conforto e segurança em ultrapassagens.

Por outro lado, o câmbio manual oferece menos conforto ao motorista do que o câmbio automático. Isso porque o condutor fica com o pé esquerdo livre. Assim, pode manter as duas mãos no volante – o que significa mais segurança.

Outras vantagens do câmbio automático é que o motorista não precisa se preocupar com a rotação do motor do carro. Não precisa, também, soltar a embreagem rápido, como é necessário em algumas ocasiões com um carro manual. Por fim, o câmbio automático faz com que seja mais prático subir ladeiras – já que não existe o risco de o carro descer por acidente.

Com informações e tradução do site Auto Motor Und Sport

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Erica Franco
Escrito por

Erica Franco

Jornalista por formação com mais de 15 anos de experiência em redação geral e automobilística. Passagens pelo caderno "Máquina e Moto" do Jornal Agora São Paulo, Folha online, Jovem Pan, Uol, Mil Milhas, Revista Consumidor Moderno, Portal No Varejo, entre outros. Atualmente dedica-se a função de editora do portal Garagem360, apurando notícias do universo automotivo e garantindo o padrão de qualidade dos conteúdos veiculados.

ASSISTA AGORA