Cinco é novidade da Volare para o transporte de pessoas
Veículo foi desenvolvido após pesquisas com empresas do Brasil e do exterior
Um novo modelo da Volare voltado para o transporte de pessoas acaba de chegar ao mercado, o Cinco, desenvolvido de dentro para fora, ou seja, dos ocupantes para o restante. Segundo a montadora, ele foi criado para ser diferente de todos os demais disponíveis no País, que nasceram a partir de veículos destinados para o transporte de carga com limitação na concepção, no desenho, na estrutura e, o mais importante, na definição e na configuração do espaço interno.
Com foco no passageiro e no motorista, os engenheiros da empresa utilizaram a ferramenta QFD (Quality Function Deployment) para determinar as suas características (de acordo com as necessidades e os desejos dos profissionais do transporte), e se basearam nos aspectos mais relevantes, como acesso e mobilidade facilitados, dimensões internas grandes e tamanho externo compacto. Vale frisar que foram realizadas pesquisas e entrevistados diversos usuários.
Neste projeto, a Volare analisou 702 citações de 35 diferentes empresas que atuam no transporte de pessoas, no Brasil e no exterior, e clientes ou não da marca. A partir dessas respostas, foram reunidas no novo veículo as principais características e vantagens de uma van, como agilidade, dirigibilidade, manobrabilidade, baixos consumo de combustível e custo de aquisição, e reduzidos níveis de NVH (ruído, vibração e aspereza), com os atributos de um ônibus pequeno (quantidade de lugares, poltronas confortáveis, durabilidade, custo de manutenção, visibilidade, rede de pós-venda, preço de revenda e imagem da marca).
O Cinco conta com chassi e carroceria que formam um conjunto integral. Trata-se do conceito de dimensionar o veículo com maior espaço interno, por intermédio da redução das espessuras e tolerâncias da carroceria, mantendo a rigidez e a segurança do conjunto para proporcionar conforto, visibilidade e segurança para os usuários.
“Trabalhamos com foco no nosso conceito de ‘acessibilidade’. Neste caso, como todas as pessoas entram no veículo, a posição que elas ficam, a posição das pernas, dos pés, tudo isso para oferecer mais conforto e ergonomia. A mobilidade foi pensada inclusive com o corredor interno, que faz do modelo uma ‘walking van’”, destaca Roberto Poloni, diretor de engenharia da Volare.
O novo modelo tem três diferentes configurações, entre 13 e 20 passageiros, e também incorpora conceitos de automóveis. Tecnicamente, se enquadra na classificação M3 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), de micro-ônibus, com PBT de cinco toneladas. Suas dimensões são reduzidas: 6,70 m de comprimento, 2,74 m de altura externa, 2,01 m de largura, 1,93 m de altura interna e 1,90 m de largura interna.
Sob o capô, ele é equipado com motorização Cummins ISF 2.8, de 150 cv de potência e torque de 36,70 kgfm a 1.500 rpm. Conta ainda com transmissão mecânica Eaton FSO 4505 C de cinco marchas e direção hidráulica. Também possui tração traseira e bagageiro com1,57 m³ de espaço em um compartimento exclusivo e separado do salão de passageiros.
Outra característica importante e fundamental do Volare Cinco é a porta pantográfica com abertura e fechamento automáticos, via controle remoto. Com dimensões maiores, proporciona facilidade de acesso e comodidade. O primeiro degrau tem 38 cm de altura em relação ao solo.
A tampa traseira do porta-malas é feita de aço estampado, material mais leve. A adoção de plástico de engenharia em diversos componentes externos, como para-choques, para-lamas, capô e teto, garante, segundo a fabricante, maior qualidade no acabamento, redução de peso e menor custo de manutenção, com melhor nível de reparabilidade.
Interior
Por ter sido projetado de dentro para fora, e com foco no passageiro e no motorista, o Cinco tem um salão diferenciado. Além disso, a fim de proporcionar mais segurança, tem como item opcional câmeras com ângulo de visão de 180º na dianteira e na traseira, com monitor no painel. No painel central, equipamentos opcionais, como o display da câmera de ré, GPS, sistema de áudio e vídeo, entre outros, podem ser instalados.
O veículo conta ainda com direcionadores de ar mais eficientes e posicionados para fácil acesso, porta-pacotes nas laterais, iluminação individual para o motorista, sistema de ar-condicionado/ventilação exclusivo e monitor frontal de LED. Também traz novas poltronas, revestimentos internos e porta-pacotes maior e mais abrangente, que se prolonga até a última fileira de poltronas, e que foi desenvolvido especialmente para atender às necessidades dos operadores em viagens de média e longa distâncias.