Volante faz barulho ao virar? Veja o que pode ser

Saiba os riscos de dirigir o veículo com volante fazendo barulho

Se você está dirigindo o seu carro e perceber algum barulho no volante ao virar o veículo, é melhor redobrar a atenção.

A seguir, o Garagem360 traz orientações de um especialista que mostra o quanto a solução desse problema pode impactar diretamente na vida útil do veículo e na sua segurança. Acompanhe!

Foto: Garagem360

Por que o volante do carro faz barulho? 

A emissão do barulho, quando viramos o volante do automóvel, pode ser provocada por problemas em várias partes do sistemas de direção do veículo. 

Por isso, é fundamental fazer a manutenção do carro para garantir a vida útil do automóvel. 

“Nenhum veículo é projetado para produzir ruídos indesejados. Quando tudo está em ordem, o motorista não deve ouvir qualquer ruído de rangido ou batida ao manusear o volante, por isso qualquer barulho que vem direto da parte frontal do veículo pede por investigação”, explica Leonardo Furtado, superintendente do Auto Shopping Internacional.

De acordo com o especialista, o sistema de direção não funciona de maneira independente, pois está conectado aos sistemas de suspensão e freios. 

Logo, a principal causa dos barulhos podem estar associada a esses sistemas ou ao sistema de tração do veículo. 

“Defeitos no rolamento do coxim do amortecedor podem causar um som de batida na parte frontal do veículo. Outro motivo pode ser o problema na junta homocinética, responsável por transmitir a força do motor para as rodas, que pode resultar em um ruído metálico de estalo”, reforça Leonardo.

Leia também:

Todo carro merece uma atenção especial? 

Foto: divulgação

Sim. Inclusive, nos automóveis equipados com direção hidráulica. Neles, é comum ouvir um ruído agudo e sentir vibrações no volante ao esterçar. Isso pode ser resultado do baixo nível de fluído no sistema. 

Para evitar complicações, a regra é clara: o motorista deve checar e completar o lubrificante de acordo com as orientações de cada automóvel. 

De qualquer forma, o Garagem360 destaca o quanto a manutenção preventiva é fundamental para impedir problemas no futuro. 

Em paralelo, lembre-se de aplicar as orientações do manual do proprietário para manter o seu carro em boas condições. 

Também é importante deixar claro o quanto é indicado fazer serviços de manutenção em oficinas especializadas. Assim, você garante a qualidade do trabalho realizado. 

“Investir na inspeção regular de itens como pneus, freios e rodas também pode ajudar a identificar precocemente possíveis problemas”, finaliza o especialista. 

Leia também: Pneus do futuro farão manutenção própria e até poderão reparar danos de forma automática

Escrito por

Matheus Azevedo

wpDiscuz
Sair da versão mobile