Você trocaria seu SUV por um destes modelos 100% elétricos? Veja comparação

Os brasileiros estão cada vez mais receptivos para a compra do carro elétrico. Prova disso é o BYD Dolphin, lançado há um mês e que já acumula mais de 3 mil unidades vendidas. Mesmo custando o preço de um SUV equipado, o modelo já é um fenômeno. Mas é melhor um SUV espaçoso e equipado ou dos modelos 100% elétricos mais acessíveis?

BYD Dolphin
BYD Dolphin é um dos carros 100% elétricos maior aceitação no mercado nacional. Foto: Divulgação

Os modelos 100% elétricos mais baratos

Entre os eletrificados mais baratos atualmente estão:

  • JAC e-E-JS1 — O hatch da JAC, o E-JS1 é atualmente o mais barato dos elétricos 0 km (junto o iCar). O modelo de R$ 139.900 conta com motor de 62 cv de potência, capaz de fazer de 0 a 100 km/h em 10,7 segundos. A bateria de ferro-lítio de 30 kWh permite percorrer 302 km em uma só carga. 
  • Chery iCAR — Também vendido a R$ 139.900 o iCar da Chery tem um motor que faz 61 cv, torque de 15,3 kgf.m e autonomia de 197 km. De acordo com a montadora, as baterias podem ser carregadas em apenas 36 minutos no modo rápido. 
  • Kwid e-tech — Já o Kwid elétrico é R$ 10 mil mais caro que os anteriores, vendido a R$ 149.990. O modelo conta com motor de 65 cv e 11,5 kgfm de torque. A autonomia é um pouco menor, de 186 km, de acordo com as medições do Inmetro. 
Kwid e-tech
Kwid elétrico foi o único dos eletrificados que não baixou o preço por causa do Dolphin. Foto: Divulgação
  • BYD Dolphin — O Dolphin chegou com uma sensação entre os eletrificados mais baratos e fez até com que os concorrentes baixassem seus preços. Inclusive o Peugeot 208 elétrico ficou mais barato para acompanhar o preço do chinês. 

Vendido a R$ 149.800, o eletrificado é mais potente e tem maior autonomia que seus concorrentes diretos. São 95 cv, torque de 18,4 kgfm e sua bateria de íon-lítio de 44,5 kWh permite percorrer 290 km (números do Inmetro). 

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Pela base do preço do Dolphin é possível comprar uma série de SUVs, uns mais completos, outros nem tanto. 

Entre eles, o Jeep Renegade Longitude, uma das versões mais completas. Seu motor 1.3 turbo gera até 185 cv. Mas o que realmente chama a atenção são os muitos equipamentos, como ar-condicionado digital, central multimídia de 8,4’, painel de instrumentos digital, bancos de couro preto, shift paddles, etc. 

Pelo preço do BYD também dá para levar o VW Nivus Highline 200 TSI. Trata-se da versão topo de linha do SUV, com destaque para o câmbio de 6 velocidades com função Tiptronic, Controle adaptativo de velocidade e distância, entre outros. 

VW Nivus
VW Nivus Highline é uma boa opção pelo mesmo preço do hatch elétrico. Foto: Divulgação

 

Além deles, outros SUVs estão nesta faixa de preço, como o Tracker 1.0 turbo LTZ (R$ 144.00); o T-Cross Highline (R$ 140.690); o Hyundai Creta Platinum (R$151.790); o Nissan Kicks Advanced Pack Plus (R$ 135.190). 

Se preferir um carro híbrido, a opção é o Kia Stonic, a partir de R$ 147.800 (com bônus de até R$ 8 mil, você leva ele por R$ 139,800. O SUV compacto possui o motor Kappa 1.0L Turbo GDI Smartstream com Injeção Direta (T-GDI) e sistema híbrido de 48V. Tudo isso gera 120 cv e torque de 20,4 kgf/m. 

É um desempenho maior do que todos os elétricos apresentados neste post. Além disso, é uma opção para quem ainda não confia 100% nos elétricos, mas quer apostar em um híbrido. 

Afinal, qual escolher?

Ambos os tipos de veículos têm suas vantagens e características marcantes, mas qual escolher? A decisão vai depender de alguns fatores, no entanto o principal é o perfil do motorista. 

Os hatches elétricos estão ganhando popularidade devido à sua eficiência energética e à menor emissão de poluentes. Além disso, eles apresentam maior torque instantâneo e manutenção mais simples em comparação aos veículos a combustão. 

Esses modelos também oferecem uma experiência de condução silenciosa e suave, proporcionada pelo motor elétrico. Além disso, esses veículos contam com baterias de alta capacidade, que oferecem autonomia suficiente para muitos trajetos diários.

Ainda há problemas, como a falta de pontos de recarga, porém é algo passageiro. Isso porque há uma grande mobilização para expandir essa rede, a fim de reduzir esse tipo de entrave.

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Agora os SUVs a combustão são ideais para quem não quer arriscar. Estão entre os carros mais desejados pelos consumidores que buscam espaço e versatilidade. Esses veículos oferecem uma maior capacidade de carga, permitindo o transporte de bagagem e passageiros com conforto. 

Os SUVs a combustão também apresentam uma ampla variedade de opções motorização, faixa de consumo e versatilidade. Afinal são mais opções no mercado, daí é só escolher aquela que mais lhes convém.

Na comparação entre um dos modelos 100% elétricos e um SUV a combustão, é importante considerar as necessidades e preferências pessoais. Se a prioridade é a sustentabilidade, eficiência, o eletrificado é a melhor opção. Agora se você prefere praticidade e o tradicionalismo, vai de SUV.

Robson QuirinoSou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.
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