Você sabe dirigir na chuva? Veja DICAS
Dirigir na chuva pode ser um desafio para alguns condutores. Veja as dicas para evitar quaisquer dores de cabeça.
Todos sabem que dirigir na chuva é um pouco diferente do que dirigir em um dia de céu aberto, mas você sabe como agir? Algumas pessoas, por falta de prática podem ter algum problema ao ter que conduzir durante as chuvas. Se você é uma delas, não se preocupe. Continue lendo o post e veja as dicas.
Como dirigir na chuva
Dirigir na chuva não é um bicho de sete cabeças, porém exige mais atenção. Basicamente, a visibilidade é menor, a forma como o pneu desliza no asfalto molhado muda, o que exige mais atenção do condutor.
Vamos aos pontos-chave:
Cuidados com o veículo
Antes de mais nada, seu veículo precisa estar em condições adequadas para pegar a estrada (ou mesmo as vias urbanas) no período chuvoso, assim é possível reduzir quaisquer problemas. Os cuidados básicos incluem:
- Verifique os pneus – precisam estar em boas condições, não podem estar carecas ou muito desgastados, pouco calibrados ou com pressão insuficiente, pois aumentam o risco de aquaplanagem.
- Verifique os limpadores de pára-brisa – também precisam estar em boas condições, assim o condutor tem uma visibilidade clara. Se necessário troque-o.
- Verifique os faróis – lâmpadas queimadas ou fracas podem comprometer a visibilidade, como resultado dificulta a condução e ainda pode dar multas.
- Verifique o líquido limpador de pára-brisas – use apenas produtos indicados para este fim, pois somente os originais asseguram uma melhor limpeza e visibilidade adequada.
Mantenha a velocidade baixa
A chuva exige uma direção mais cautelosa, principalmente se estiver muito forte. Velocidades altas aumentam o risco de aquaplanagem e reduzem o tempo de reação do condutor.
Além disso, é fundamental manter uma distância segura dos demais veículos. Evite também frear bruscamente, visto o risco de deslizamentos na pista.
Mantenha os faróis acesos
Mesmo se a visibilidade estiver boa, durante a chuva é necessário ligar os faróis. Isso melhora a visão do condutor e ainda permite que outros condutores possam identificar que há outro carro próximo.
Evite ultrapassagens
Dias chuvosos e pista molhada faz com que as manobras fiquem mais arriscadas, dificultando as ultrapassagens. Neste momento, o condutor precisa acelerar o veículo com uma boa visibilidade, o que nem sempre é possível em dias de chuva.
O risco de colisão e capotagem aumentam sensivelmente, portanto o ideal é ultrapassar apenas com muita segurança.
Evite manobras bruscas
As manobras bruscas também devem ser evitadas, principalmente mudanças na direção ou frenagens bruscas. Ambas podem aumentar o risco de perda do controle do automóvel.
Por fim, preste bastante atenção na pista, sobretudo nas poças de água. Elas podem esconder buracos, aumentar o risco de aquaplanagem e reduzir ainda mais a visibilidade.
Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.